quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Etiqueta – A Mesa, como manda o “Figurino”.


Eu já abordei anteriormente este assunto no ano passado, mas percebo que este tópico é muito visitado, então voltarei falar sobre ele, mas com mais riqueza de detalhes, espero que vocês apreciem.

Etiqueta foi feita para facilitar a vida e não para complicar. Por isso, uma mesa bem posta é aquela que deixa o convidado à vontade para saborear os pratos sem ter de ficar cruzando as mãos por cima do prato à procura dos talhares. No dia-a-dia a mesa posta com mais simplicidade, mas sem perder o charme e a beleza, porque o cardápio é simplificado. Já nos dias de festa, em que as iguarias se sucedem, o aparato é maior.
Vamos aos utensílios indispensáveis para “A mesa em traje de gala” e “E a mesa posta para o dia-a-dia.


Os Principais Utensílios Para Uma Bela Mesa – Formal E Informal – parte I

Vamos ao indispensável:
1) Um bom aparelho de jantar completo de porcelana clara, que venha com baixelas(isto é travessas para colocarmos a comida a ser servida). Para os jantares formais. Uma dica é que depois de usado deve ser lavado, seco e guardado para você não correr o risco de quebra de nenhuma peça, desmontando assim seu aparelho.
Aparelhos de jantar III
2) Uma baixela de inox ou mesmo porcelana, se o seu aparelho não tiver as baixelas, para dar apoio aos jantares formais e também para o dia-a-dia.
Baixelas Completas

3)Um aparelho de jantar mais simples de porcelana ou mesmo vidro para o dia-a-dia.
Aparelho dia-a-dia II
4) Se o seu aparelho não vier com molheira, providencie uma ou mais, que pode ser de inox ou porcelana, para os dias de festa para não correr riscos na hora de servir.
Molheiras II
5) Um aparelho completo de chá e café inclusive com bules ou então um conjunto de bules e açucareiro em inox para complementar suas xícaras de chá e café.Você vai usa-ló para servir o café da manhã, o chá da tarde e também para servir cafezinho para as visitas.
APARELHO CAFE
6) Um bom faqueiro completo para os jantares formais. Uma dica importantíssima é que depois de usado ele deve ser bem lavado, seco para não manchar e guardado novamente na caixa para não correr o risco de se perder peças.
Faqueiro Super Completo

7) Um bom faqueiro para o dia-a-dia. Um faqueiro e utensílios auxiliares para os dias de churrasco.
General b2winc

8) Além do faqueiro devemos ter pegadores de massas e saladas extras, para não haver problemas nos dias de festa.
Talheres complementares
9) Outro utensílio indispensável é o galheteiro, o qual devemos ter dois um para os dias de almoço e jantar formal e outro para o dia-a-dia.
Galheteiros
10) Devemos ter um bom conjunto para sobremesa para os dias formais e outro para o dia-a-dia.
Sobremesas
11) Um bom prato para bolos e tortas.
Pratos de Sobremesa
12) Taças para sorvete e colheres para servir o sorvete.
Sorvetes

4 comentários:

  1. Oi!!!!!! obrigadinha p/ visita. tudo de bom p/ vc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia valeu por relembrar,
    é sempre bom rever estes detalhes,
    o natal vem vindo e com certeza precisaremos
    destes toquesinhos tão especiais.
    Amo passear pelo teu blog.
    Bjks e sucesso querida

    ResponderExcluir
  3. Tô terminando de montar a minha cozinha e a minha dúvida é: qual o melhor material pra comprar as travessas, inox ou porcelana? Tenho alguns utensílios em inox, como prato pra bolo, porta guardanapo, galheteiro e alguns refratários e agora quero terminar de montar a baixela. A minha principal dúvida é se devo comprar as travessas em porcelana ou se termino de comprar em inox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, desculpe-me pela demora. Eu recomendaria vocês ter os dois, por cada ocasião pede uma tipo de material. Mas a principio você deve optar por completar a baixela em inox, pois a durabilidade é maior. Um grande abraço e grata por sua visita.

      Excluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design