quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FRUTAS DO MÊS DE SETEMBRO!


AS FRUTAS DO MÊS DE SETEMBRO
Aproveite pois elas tem o melhor preço. Vamos então as frutas:


1)  Abacaxi :
O abacaxi, com sua pele escamada em tons de amarelo ao castanho esverdeado e sua polpa amarela, é uma das mais deliciosas frutas tropicais. Uma coroa de folhas compacta e pequena em relação ao tamanho da fruta indica o seu desenvolvimento.
-  Sendo uma fruta rica em vitamina C, é importante para o crescimento, aumentando a resistência do organismo às infecções. Cem gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.
- Pode ser consumido ao natural ou transformado em sucos, saladas, compotas, geléias ou sorvetes. Fica muito bom em pratos salgado acompanhando carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa.
- Quando comprar, o melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa: o abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade.
- A época do abacaxi vai de setembro até janeiro.
- Diga não ao desperdício - Experimente aproveitar as cascas para preparar um delicioso suco.



2) Banana :
- Muito conhecida no mundo todo e símbolo dos países tropicais, a banana é a fruta mais popular do Brasil.
- É altamente energética, pois é rica em açúcar. Contém potássio, importante para a manutenção da concentração de líquidos das células.
- Possui alto teor de vitamina do complexo B, além de vitamina A e C.
- A banana deve ser consumida bem madura. Quando não está completamente madura causa perturbações digestivas, pois é rica em amido e a ingestão do amido cru acarreta fermentações indesejáveis.
- Caso a banana não seja consumida logo, dê preferência às que estão regularmente verdes, aguardando até amadurecerem.
- Os tipos mais comuns de banana são: a ouro, a maçã, a prata e a d'água, também chamada nanica. Existem, ainda, outros tipos como a banana da terra, ideal para fritar; a banana da índia especial para secar; a banana figo, ótima para compotas e a banana prata ideal prata ideal para se transformada em passa.
- Cem gramas de banana fornecem, em média, de 87 a 100 calorias. - Na hora da compra, prefira as de casca bem amarela e pequenas manchas marrons, de aspecto firme e sem partes moles ou machucadas.
- A banana deve ser conservada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira, pois ela perde o sabor e deteriora com mais facilidade.


3 - Figo :
- Há várias formas de servir o figo. Sendo uma fruta delicada, deve ser preparada sempre com cuidado. Além de ser consumido ao natural, fica ótimo em geléias e tortas.
- O figo é uma fruta rica em glicídios. Contém potássio que é importante para a manutenção da concentração do líquido das células. Apresenta também boa quantidade de niacina que mantém a saúde da pele, nervos e aparelho digestivo. Por conter fibra, é ótimo para estimular as funções dos intestinos. Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.
- Na hora da compra escolha os que se apresentam firmes, nunca os que tenham bolor, nem partes moles ou amassadas.
- O figo é uma fruta que contém uma das maiores concentrações de açúcar. portanto fermenta facilmente, não deve ser guardado por muito tempo.
- É importante lavá-lo bem antes de consumi-lo, pois o pó branco que se vê na casca, é sulfato de cobre, uma substância venenosa usada para prevenir pragas.
- Diga não ao desperdício - As folhas de figo podem ser utilizadas no preparo de licores, chá ou xaropes.

4 - Laranja :
No Brasil existe uma grande variedade de laranjas:
- Laranja baia: tem sabor adocicado, polpa muito suculenta e casca amarelo-gema.
- Laranja da terra: tem cor amarelo forte com tons avermelhados, forma achatada e não é muito grande.
- Laranja lima: Variedade menos ácida, com casca fina de cor amarelo clara, sabor suave e doce.
- Laranja seleta: muito suculenta, tem sabor adocicado, pouco ácido e casca amarelo-clara.
- Laranja pêra: menor que as outras variedades, tem casca fina e lisa de cor amarelo-avermelhada e polpa suculenta.
- De um modo geral qualquer tipo de laranja é muito rica em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização de feridas e queimaduras, reforçando o organismo contra todas as agressões. Contém também potássio, o que lhe confere a propriedade diurética.
- Seu suco apresenta propriedades laxativas e aconselha-se consumir a laranja com bagaços para auxiliar no funcionamento intestinal.
- A vitamina C se oxida e se perde com facilidade. Para que isto não aconteça só descasque a laranja se for consumi-la imediatamente e se for cortá-la só use faca de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina). Cem gramas de laranja fornecem 42 calorias.
- Na hora da compra, dê preferência às laranjas mais pesadas, pois são as que têm maior quantidade de suco, e que estejam firmes sem ceder à pressão dos dedos.
- Observa-se que até outubro há boa oferta e bons preços de laranja no mercado.


5 - Mamão :
- Quando maduro, o mamão é um excelente alimento para ser consumido ao natural.
- Quando verde é muito utilizado para preparar doces e/ou para amaciar carnes.
- Contém grandes quantidades de potássio, importante para a hidratação do organismo, vitamina C, a qual estimula as funções de defesa do organismo e vitamina A, a qual desempenha papel importante na visão normal; é essencial para a integridade dos tecidos e crescimento normal das células do corpo, além da participação no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes. Contém também minerais importantes como ferro, fósforo, sódio e potássio.
Cem gramas de mamão fornecem 32 calorias.
- O mamão bom para o consumo não deve ter rachaduras, partes escuras ou machucados, nem picada de insetos. A casca deve ser firme.
- Pode-se encontrar boas quantidades e bons preços de mamão comum no mercado em duas épocas do ano: abril/ maio e setembro/ outubro. 

6 - Melão :
- De forma arredondada, parte interna amarelada e polpa branca macia, o melão representa uma alternativa deliciosa para consumi-lo puro ou transformado em dezenas de pratos interessantes, como saladas, cremes, sorvetes e sobremesas.
- Sendo uma fruta bastante refrescante é muito indicado para os meses de calor, pois apresenta propriedades hidratantes.
Rico em vitamina A, niacina e vitamina C, estes agem fortalecendo os dentes, unhas, cabelos, funcionamento do sistema nervoso e resistência dos organismos às infecções.
Cem gramas de melão fornecem 25 calorias.
- Na hora da compra, prefira o que, quando comprimido nas extremidades, cede levemente; a casca deve ser firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras.

7 - Morango :
- O morango é uma fruta muito delicada e deve ser manipulada o mínimo possível, sendo conveniente adquirir o produto acondicionado em caixinhas. É uma fruta rica em vitamina C, devendo, portanto, ser consumida naturalmente, pois processos do tipo picar, bater, triturar,implica na perda deste nutriente. Cem gramas de morango fornecem 36 calorias.
- Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente antes de consumi-lo, para eliminar eventuais impurezas. Para limpá-los,recomenda-se lavar em água corrente e deixar de molho em vasilha não metálica em uma solução de 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária por 30 minutos, lavando, em seguida, em água corrente.
- Na hora da compra, verifique o estado dos morangos das camadas inferiores. Ele deve ser bem vermelho, sem manchas ou partes amolecidas.
- Altamente sensíveis, recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo, devendo ser conservados na geladeira, sem serem lavados, pois a água favorece o seu apodrecimento.
- É um produto de época bem definida. A oferta no mercado acontece em agosto e setembro.

8 - Pêra :

- Apesar de ser uma fruta consumida praticamente só ao natural, ela é ótima para o preparo de tortas, compotas, geléias, mousses, cremes, etc.
- Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e niacina, todas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificam o músculo cardíaco; são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.
- A pêra é uma das frutas mais ricas em sais minerais.
Considerada uma boa fonte de fibra quando consumida crua com casca auxilia no funcionamento intestinal. Cem gramas de pêra fornecem 56 calorias.
- A pêra de boa qualidade deve apresentar-se firme, limpa, sem cortes, machucados ou picadas de insetos.
- A pêra escurece em contato com o ar. Controle esta reação pingando 1 ou 2 gotas de limão sobre a superfície cortada e guarde-a na geladeira.
- Dica: Experimente preparar geléia utilizando as cascas desta fruta madura. 


9 - Maça :

- Na cozinha, a maçã pode ser utilizada de muitas maneiras, acompanhando pratos salgados ou no preparo de deliciosos doces.
- Quando consumida crua e com casca é uma ótima fonte de fibras, a qual auxilia no funcionamento intestinal. Cem gramas de maçã fornecem 58 calorias.
- No Brasil, as variedades de maçãs mais conhecidas são a amarela e a vermelha. No entanto, a maior parte das frutas que se encontra no mercado são importadas.
- As melhores maçãs são aquelas de cor acentuada, firmes e mais pesadas em relação ao volume. Prefira as de casca lisa e sem machucados.
Espero que vocês aproveitem mais essas deliciosas dicas! E boas compras e um bom apetite!

Muito Obrigado por ter me visitado!

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