quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SETEMBRO -VERDURAS E LEGUMES DO MÊS


LEGUMES E VERDURAS DO MÊS DE SETEMBRO
Algumas dicas sobre os legumes e verduras do mês de setembro, que se encontram com o melhor preço:

Legumes : 1 - Abóbora
- A abóbora tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, mas sua forma mais comum é a redonda, um pouco achatada na parte superior e inferior. Em geral, tem a pele lisa e a aparência de gomos.                                                                      - Rica em vitamina A, tem ação sobre os dentes, unhas, cabelos, olhos, pele e defesa do organismo.
- Cem gramas de abóbora fornecem 40 calorias.
- Na hora da compra, escolha uma abóbora de casca firme, sem manchas e rachaduras ou partes moles. Para saber se ela está madura, basta bater com os nós dos dedos. Se o som for oco está boa para o consumo.
- Se abóbora estiver madura, convém guardá-la na gaveta inferior da geladeira.
- A abóbora tem grande oferta e bons preços durante longo período do ano (de maio até setembro), mas recomenda-se principalmente o mês de setembro para compra do produto.
- Dicas: Prepare um tira-gosto delicioso com as sementes da abóbora. Lave bem as sementes e salgue-as. Deixe secar por 24 horas e leve ao forno para tostar.


2 - Beterraba :
- A beterraba é uma raiz muito consumida. Ela pode ser preparada crua, ralada em saladas ou sucos e cozidas em diferentes formas como refogada,purês ou sopas.
- Para cozinhá-la você nunca deverá descascá-la, pois sem a pele, ela descora e perde o sabor. As folhas podem ser utilizadas cruas ou cozidas.
- A beterraba contém vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais como sódio, potássio, zinco e magnésio.
- As folhas da beterraba também são muito ricas em nutrientes e podem ser usadas em refogados, saladas, ensopados, tortas e suflês.
- Na hora da compra, escolha as beterrabas de cor bem firme e de tamanho médio. As folhas devem estar brilhantes e viçosas, indicando a boa qualidade da beterraba. Cem gramas fornecem 42 calorias.
- Recomenda-se o mês de novembro como o melhor para se comprar beterraba, pois há boa quantidade e bons preços no mercado, embora o período que vai de setembro até janeiro também seja muito bom.

3 - Chuchu :
- O chuchu pode ser utilizado em preparações doces e salgadas. Por seu teor de água, é ideal para ser consumido nos dias de verão.
- O chuchu contém quantidades razoáveis de niacina que contribui para a saúde da pele, estimula o apetite e auxilia no crescimento.
- Apresenta ainda pequenas quantidades de cálcio e fósforo.
- Cem gramas de chuchu fornecem 31 calorias.
- Na hora da compra, prefira o chuchu firme, de cor uniforme, sem marcas ou machucados na casca.
4 - Mandioquinha :
- A mandioquinha é um tubérculo muito conhecido na culinária, usado principalmente em sopas, purês ou frita como acompanhamento de carnes.
- Rica em niacina e potássio é importante para manter a saúde da pele, nervos, aparelho digestivo, assim como manter a concentração de líquidos nas células.           

-  Apresenta também um bom teor de vitamina C, a qual se perde em parte, através do cozimento. Cem gramas fornecem 104 calorias.
- Na hora da compra, a mandioquinha deve ser firme e de cor amarelo-clara. Prefira as raízes de formas regulares e sem pontos escuros. Deve ser conservada em lugar fresco e arejado ou na geladeira.
- Para limpar evite descascar a mandioquinha, apenas raspe-a.
- O período que vai de junho até outubro apresenta uma oferta do produto, com bons preços no mercado.
5 - Pimentão :
- Há diversos tipos de pimentão, verde, vermelho ou amarelo. Pode ser servido como prato principal ou usado como complemento em saladas, maioneses, molhos ou ensopados.
- O pimentão é boa fonte de vitamina C, A, niacina e potássio. A vitamina C é importante para o crescimento, aumentando a resistência do organismo às infecções, porém, durante o processo de cozimento esta vitamina se perde em parte. A vitamina A tem ação direta sobre os dentes, unhas e cabelos. A niacina mantém a saúde da pele, nervos e parelho digestivo.
- Cem gramas de pimentão fornecem 48 calorias.
- O pimentão de boa qualidade deve ser limpo, lustroso, uniforme e ter sempre o cabo verde. Quando não está fresco, sua pele tem aspecto enrugado, fica mole e sem brilho.
- Há duas épocas melhores para se encontrar boa oferta de pimentão com baixos preços: de janeiro até março e de setembro até outubro.


Verduras :



1 - Acelga :
- A acelga é uma hortaliça de sabor muito agradável, com a qual podem ser feitos inúmeros pratos.
- Rica em vitamina A, é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes.
- Como todas as verduras, é rica em fibras, a qual é importante para o funcionamento intestinal.
- Seu teor de vitamina C, importante para evitar infecções, só pode ser considerado se a hortaliça for consumida crua, pois com o cozimento, parte dela se perde. Contém ainda niacina que evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
- Cem gramas fornecem 27 calorias.
- Em bom estado, a acelga deve ter folhas novas, de cor verde claro e talo verde-esbranquiçado. Quando o talo estiver mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada.
- Esse produto apresenta boa oferta e bons preços no mercado em duas épocas do ano:em maio e em agosto/setembro.

2 - Agrião :
- O agrião é muito utilizado em saladas e pode também ser empregado em outras preparações como sopas, refogados e purês.
- O agrião é uma hortaliça de baixo valor calórico, fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas. É considerado uma boa fonte de vitamina A, essencial para a boa visão e saúde da pele. Apresenta ainda, vitaminas do Complexo B, responsáveis pelo crescimento e produção de energia, e vitamina C importante para aumentar a resistência do organismo às infecções. Possui, ainda, sais minerais como fósforo e ferro que evitam a fadiga mental e estão ligados a produção de glóbulos vermelhos do sangue. Sua alta quantidade de fibras auxilia o funcionamento intestinal.                                                                                                - Quando é de boa qualidade, o agrião deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes, firmes e tenras, sem manchas nem marcas de picadas de inseto.

3 - Alcachofra :
- Existem diversas variedades de alcachofra que se diferenciam em tamanho e cor.- À parte da alcachofra que se consome é a flor, considerado um dos legumes mais requintados e saborosos.
- Rica em vitaminas do complexo B, auxilia na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso, além de regular a construção dos tecidos.
- Além disso, a alcachofra tem boas quantidades de fibras as quais estimulam o intestino, evitando a prisão de vente.
- Contém ainda sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.
- Cem gramas de alcachofra fornecem 29 calorias.
- Para ver se a alcachofra está boa para o consumo, segure-a pelo talo e sacuda suavemente. Apresentando-se flexível, é sinal de que está madura.
4 - Brócolis :
- Em geral, as partes comestíveis dos Brócolis são as flores e os talos. No entanto, as folhas também podem ser utilizadas em sopas, ensopados, em recheios, etc.
- Os Brócolis tem poucas calorias, mas é uma verdura rica em sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também contém vitaminas A e C, porém esta última se perde em parte com o cozimento. As vitaminas A e C são importantes para a formação e manutenção dos ossos, dentes, a integridade do sangue, saúde da pele e visão.
- Cem gramas de brócolis fornecem 49 calorias.
- Para uma boa compra é só verificar seus talos e flores que devem ser verdes e sem marcas de picada de insetos. Folhas e flores amareladas indicam que o brócolis está velho.
5 - Almeirão :
- É um alimento muito nutritivo, pois contém fibras e é rico em vitamina A e vitamina B2.
- As fibras são importantes pois favorecem o funcionamento intestinal. A vitamina A tem ação sobre os dentes, unhas, cabelo, visão, pele e defesa do organismo. A vitamina B2 regula a produção de energia e construção dos tecidos.
- Cem gramas de almeirão fornecem 20 calorias.
- Na hora da compra, prefira os maços com folhas menores que são mais novas e , por isso, mais firmes e menos amargas. Nunca compre um maço com folhas amareladas ou murchas, pois isto indica que a verdura está velha.
- Para preparar salada com esta hortaliça, lave muito bem as folhas e corte bem fininho com uma faca afiada. Passe mais uma vez por água fresca, escorra e depois, tempere.
- Pode ser conservado em geladeira, em saco plástico por 5 a 7 dias.
- O mês de novembro é o melhor para compra de almeirão. Há boa oferta e bons preços no mercado. Entretanto, é possível se encontrar o produto a bom preço também em setembro e outubro.
6 - Chicória :
É rica em fibras, uma substância ótima para o bom funcionamento do intestino. Além disso, contém vitamina A, a qual tem ação sobre os dentes, unhas, cabelos, olhos, pele e defesa do organismo. Também é rica em vitaminas do complexo B, que evitam a queda dos cabelos e infecções da pele e estimulam o apetite.
- Possui, ainda, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, importantes para manter o equilíbrio do organismo.
- Quando a chicória está em bom estado, suas folhas apresentam-se bem presas à base; Tem cor verde viva na parte de cima e clara na base, muitas vezes chegando a ser branca. Não compre chicória com folhas machucadas ou marcas de picadas de insetos.
- Esta verdura conserva-se em geladeira por 3 a 4 dias.Cem gramas de chicória fornecem 20 calorias.
7 - Couve :
- A couve é rica em vitamina A e C, além das vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e celulose.

- Saiba que quanto mais verde for a folha da hortaliça, maior seu conteúdo em vitamina A (caroteno). Outra forma de identificar a presença desta vitamina é a coloração amarelo-alaranjada de outros vegetais.
- A vitamina A tem ação sobre os dentes, unhas, cabelos, olhos e pele. As vitaminas do complexo B são essenciais para a formação de energia e evitar problemas do aparelho digestivo e nervoso. O cálcio, fósforo e ferro são minerais muito importantes para a formação e manutenção dos ossos e integridades do sangue.- Procure sempre aproveitar a água de cozimento desta hortaliça, pois quantidades apreciáveis de ferro e fósforo passam para a água por dissolução.
8 - Couve-flor :
- A couve-flor pode ser utilizada em saladas, refogados, sopas ou frita a dorê.
- Rica em vitamina C é importante para o crescimento e para aumentar a resistência do organismo às infecções.
- Possui também vitaminas do complexo B que são essenciais ao crescimento, evitam problemas de pele e do aparelho digestivo.
- Cem gramas fornecem 33 calorias.
- Na hora da compra escolha uma couve-flor bem redonda, com talos firmes sem espaço entre os buquês. Não compre as que apresentarem manchas ou picadas de insetos.
- A couve-flor em geladeira, conserva-se por 7 a 10 dias.
- De agosto até outubro é possível se encontrar boa oferta e bons preços de couve-flor no mercado, pois é sua época de safra. O melhor mês para compra do produto dentro desse intervalo é setembro.
- Dicas: Prepare sopas com as folhas desta hortaliça.
9 - Escarola :
- Na culinária, a escarola assim como a alface, é mais uma opção no preparo de saladas, mas também ficam ótimos em sopas, purês, cozidos, além de ser especialmente recomendada como recheio de pizzas.
- Rica em vitamina A, tem ação sobre dentes, unhas, cabelos, olhos, pele e defesa do organismo. Pela sua quantidade de fibras auxilia no funcionamento intestinal.
 Contêm ainda minerais importantes como cálcio e ferro. Cem gramas fornecem 20 calorias.
 Na hora da compra escolha as que tenham folhas firmes, de cor verde bem acentuada, sem manchas nem marcas de picada de insetos. Em geladeira, a escarola pode ser conservada de 5 a 7 dias.
- Dicas: A escarola aparece com abundância e bons preços no mercado no período que vai de agosto até outubro. Dentro desses períodos o melhor mês para compra é setembro.
10 - Espinafre :
 O espinafre é considerado uma verdura de alto valor nutritivo, pois apresenta boas quantidades de ferro, vitamina A, sódio e potássio, e uma fonte moderada de fibras.
 -  O Ferro é muito importante para a formação do sangue. A vitamina A tem ação sobre os dentes, unhas, olhos, pele e defesa do organismo. O sódio e potássio participam da estimulação dos músculos em geral. A fibra auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo. 
-  Depois de pronto o espinafre não deve ser requentado, pois o ferro contido nele se decompõe, perdendo-se sua propriedade. 
 Cem gramas de espinafre fornecem 24 calorias.
   Ao comprar espinafre, prefira o que tem folhas frescas, de cor verde-escura brilhante, tenras, limpas e sem marcas de picadas de insetos. Como outras verduras, o espinafre contém muita água, razão pela qual se reduz muito depois de cozido. Por isso, é preciso 1 kg de espinafre (mais ou menos 2 maços) para 4 pessoas. 
 A oferta maior de espinafre no mercado se dá no período que vai de agosto a novembro, quando também há bons preços. 
-  Diga não ao desperdício - Utilize os talos de espinafre no preparo de suflês, farofas, etcs.
11 - Rabanete :
- É um tubérculo que por seu sabor característico, é bastante utilizado na culinária. Geralmente é consumido cru, temperado com limão, óleo e sal, usado em saladas como antepasto.
- Cozido e temperado com manteiga e sal, pode acompanhar carnes assadas e fritas. O rabanete também pode ser preparado como picles. 
- Contém vitamina C, a qual é importante para o crescimento, aumentando a resistência do organismo às infecções, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.
-  Cem gramas de rabanete fornecem 23 calorias. 
-   O rabanete fresco e bom para consumo deve ser liso, firme, sem manchas ou machucados. As folhas também devem estar firmes e bem verdes.
- O rabanete sem folhas, quando conservado em geladeira, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e, com folhas, por 5 a 7 dias.
12 - Repolho :
- Existem basicamente três variedades de repolho:o repolho branco, o mais comum, o repolho verde ou repolho crespo e o repolho roxo.
- Os três tipos podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai de macia a bem dura. 
- Podendo ser consumido cru ou cozido, é muito utilizado em saladas, refogados, ensopados e cozidos. 
- Contém vitamina C, sendo importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos, agindo contra as infecções e hemorragias, mas com o cozimento a vitamina C em parte se perde. 
- Cem gramas de repolho fornecem 28 calorias.
- Na hora da compra, prefira o que for bem pesado e firme. Sua parte central externa (cabo) deve ser firme e clara, pois estando mole e escura, indica que o repolho está velho.
- Para guardá-lo, conserve-o na parte de baixo da geladeira, retirando antes as folhas de fora que estiverem murchas ou rasgadas. 
- O período que vai de setembro até novembro apresenta boa oferta e bons preços do produto no mercado. Dentro desse período recomenda-se principalmente o mês de outubro como o melhor para a compra do repolho.
- Dica: Use sempre facas de aço inoxidável (aquelas que não soltam ferrugem), caso contrário você terá uma salada de repolho com um sabor desagradável e vitaminas danificadas, devido ao ferro da lâmina da faca.

Espero que as dicas sejam uteis na hora de escolher as verduras e legumes aqui citados.
Obrigado pela sua presença em meu Blog, abraços !


                  Um comentário:

                  Sample Text

                  Espero poder ajudá-lo com minhas dicas, soluções e informações, para tentar tornar seu dia a dia familiar e doméstico mais prático e agradável.