quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lista de Temperos, Ervas e Especiarias Mais Usados!





Especiarias e Ervas - originalmente elas eram empregadas em preparo de medicamentos e para disfarçar o gosto azedo dos alimentos estragados. Já foram moedas de troca e já foram também símbolo de riqueza. Atualmente, enriquecem a alimentação, conferindo sabor e aroma aos pratos e sofisticam a gastronomia. Na cozinha não podemos nos limitar ao alho e a cebola na hora de temperar nossas receitas, temos que ousar e incrementar as receitas com ervas e especiarias.

Os Principais cuidados que devemos ter ao comprar e armazenar " Os Temperos - ervas e especiarias" :

1. Jamais devemos comprar grandes quantidades, pois, com o tempo ele perde o sabor e o aroma.

2. O ideal é dar preferência as especiarias moídos na hora, em moedor ou pilão, e as ervas frescas, pois eles soltam o aroma durante o cozimento.

3. Quando não conhecemos o tempero devemos adicioná-lo com cuidado, não devemos misturá-lo a outros temperos.

4. Uma boa ideia para quem prefere temperos inteiros, como grãos e pau de canela, é coloca-lo em uma trouxinha de gaze, retirando-a no final do preparo.

5. A umidade e o grande vilão das especiarias e de algumas ervas. Assim, devemos manter as especiarias em vidros bem tampados, e as ervas lavadas e secas também fechadas em potes, ambos longe do calor e do excesso de luz.


Conheça Agora a Lista dos Temperos, Ervas e Condimentos Mais Utilizados na Culinária do Mundo.





Como Usar Temperos, Ervas e Especiarias. 


Alecrim - Fica muito bom em assados. Casa bem com carne vermelha, frango ou peixe. Dá um toque especial a batatas.

Sálvia - Perfeita para temperar aves. Você pode colocar algumas folhinhas na hora de cozinhar o arroz para deixá-lo com um gostinho especial. Muito usada na culinária italiana, faz uma dupla perfeita com a manteiga para acompanhar um belo prato de macarrão.

Orégano - Indispensável nas pizzas, vai muito bem em ensopados de carne, de frango ou de legumes variados.

Louro - Embora seja muito usado no Brasil como tempero aromático do feijão também pode ser adicionado ao preparo do arroz. O efeito, incrível, é um dos grandes segredos de restaurantes consagrados. Basta colocar uma folha lavada na água borbulhando enquanto o arroz cozinha.



Coentro - Mais conhecida como tempero de peixe, essa erva também fica bem no feijão e como acompanhamento de saladas de folhas. Só tome cuidado para não exagerar, com sabor acentuado, o coentro pode acabar roubando a cena do almoço ou jantar.

Manjericão - Estrela da culinária italiana, enriquece qualquer molho de tomate. Amassado com azeite e nozes picadas vira um delicioso pesto para acompanhar massas e pães.

Pimenta-Rosa - Suave e decorativa, pode ser usada para acompanhar uma salada verde ou para dar um toque levemente picante ao vinagrete.

Açafrão - Um dos condimentos mais caros do mundo é muito potente e essencial na paella espanhola, na bouillabaisse francesa, no risoto alla milanese e em pratos marroquinos. É encontrado também em pó.

Açafrão-Da- Terra - De sabor ligeiramente picante, existe varias versões em pó e raiz fresca. No nordeste, entra no preparo de arroz, peixadas e pirão.




Anis-Estrelado - De sabor forte e aroma doce, vai bem com peixes, frutos do mar, frango, pães, biscoito e doces.

Canela - Quanto mais fina é a casca, melhor é o seu sabor. Aparece na culinária mundial em receitas doces (arroz-doce, bolos, bebidas e chocolate) e salgadas ( carnes e ensopados), em pau ou moída.

Cominho - De aroma acentuado e sabor fresco, esse condimento é muito comum na cozinha árabe, no Extremo Oriente e na América Latina. Combina bem com outros temperos.

Cravo-Da- Índia - De sabor intenso e ligeiramente picante, o cravo pode incrementar o sabor de doces, assados e bebidas em geral.




Mostarda - Os grãos servem para realçar o gosto de conservas, batatas cozidas e receitas de carne de porco. Já a mostarda em pó é ótima opção para caldos, sopas e molhos.

Noz-Moscada - Essa semente perfuma receitas à base de leite e creme de leite, como purês e molhos brancos, com vegetais como cebola, couve-flor, espinafre e batatas, além de bolos.

Páprica - De sabor picante ou doce, esse condimento deriva de um tipo de pimentão de cor vermelha-escura. É bom em molhos e ensopados de carne ou frango.

Pimenta Calabresa Seca - Essa variedade seca e flocada é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada em pequenas quantidades, com muito atenção.




Pimenta-Do-Reino - Nas versões preta(colhida verde, com a polpa, que depois escurece) e branca (colhida madura, sem a polpa), é encontrada em grãos ou já moída. Tempera molhos, carnes, saladas, maionese e uma infinidade de pratos.

Erva-Doce - De aroma adocicada, as sementes entram no preparo de infusões, peixes, legumes, bolos e biscoitos.

Pimenta-Da-Jamaica - Como o nome sugere, é nativa da América Central e a principal produção vem da Jamaica. É também conhecida como allspice, sabor ligeiramente picante. Inteira ou moída, vai muito bem em marinadas, picles e receitas de bolo com mel.

Cardamomo - A essência aromática está nas sementes dentro das cápsulas. Serve para aromatizar doces, salgados e algumas bebidas, como chás.



Gengibre - É uma raiz rica em propriedades terapêuticas, muito utilizada como condimento e remédio caseiro pelo menos por 5000 anos, originário da Ásia. O emprego do gengibre na culinária proporciona verdadeiras surpresas. Podemos utilizá-lo seco, na forma de pó que deixa muito a desejar em sabor e aroma; o fresco é mais aromático. Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados ( assados, ensopados, costelas), quanto nos doces e sob diversas formas.

Hortelã - Tem um dos sabores mais populares do mundo, é o mesmo tempo refrescante e ardida, com fragrância adocicada. Nativa do sul da Europa e mediterrâneo, facilmente se adaptou ao Brasil. Na culinária ocidental é usada para dar sabor a berinjelas, abobrinhas, ervilhas, batatas e tomates. Vai muito bem também com carne de frango, porco e vitela. Na culinária árabe a hortelã é essencial para o tabule, e perfeito para acompanhar o quibe.

Curry - O caril ou curry é uma mistura de especiarias. Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para confecção de inúmeras receitas, como o frango ao curry. Esse condimento é muito utilizado na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos.

Salsa - Natural da Europa, a salsa(conhecida também por salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-hortense) foi trazida para o Brasil no início da colonização. É comercializada fresca(em maços) ou seca(desidratada em saquinhos) que é menos aromática. Combina com batata, legumes, sopas, ensopados, saladas, carnes, frango e peixes de água doce.




Tomilho - Na porção europeia que beira o Mar Mediterrâneo, surgiu esta erva. Versátil, aromatiza carnes e guisados, alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Vai bem em peixes e frango, tempera queijos, compõe molhos, dá sabor especial a caldos, sopas e marinados é excelente tempero para carnes. Deve ser usado com cuidado e moderação, pois tem sabor acentuado e pode roubar o sabor no qual sempre entra como um coadjuvante.

Como Usar Temperos, Ervas e Especiarias em 7 Tipos de Culinária do Mundo.




O segredo que diferencia os vários estilos de culinária, é novamente o bom uso das ervas e dos condimentos:

1) Comida Italiana - são usados o manjericão, o orégano, a salsa, o alecrim, a noz-moscada, a pimenta calabresa, e a sálvia.

2) Comida Indiana - é temperada com pimenta vermelha, coentro, noz-moscada, canela, gengibre, erva-doce, cravo-da-índia.

3) Comida Espanhola - os mais usados são o açafrão, a páprica, a salsa e o cominho.

4) Comida Francesa - os condimentos utilizados são, a salsa, o alecrim, o noz-moscada, tomilho e o açafrão.

5) Comida húngara - é famosa por fazer muito uso da páprica, do cominho e da pimenta branca.

6) Comida mexicana - usa pimenta malagueta, o orégano, o cominho, a canela e o coentro.

7) Comida grega - usa muito hortelã e canela.



Os Temperos, as Ervas e os Condimentos dão sabores e aromas incríveis aos pratos e até em alguns banhos. Espero que gostem desse post e que ele seja útil de alguma forma.
Agradeço a presença dos meus seguidores e dos novos visitantes.
Um abraço a todos. Sinta-se a vontade e comente.

Conheça Aqui O Guia de Temperos para Iniciantes >>>

31 comentários:

  1. Muito bom alguém falar tão claramente sobre as ervas. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. mto boa a explicação,estão sendo úteis! obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas,valiosas na culinária, obrigada

    ResponderExcluir
  4. gostei tirou minhas duvidas com suas dicas obrigado e sucesso .!

    ResponderExcluir
  5. Aprede mais sobre as elas na culinária e muito bom

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELAS EXPLICAÇÕES.

    ResponderExcluir
  7. show de bola !!! Acabei de casar e estou adorando cozinhar e quero conhecer novos temperos

    ResponderExcluir
  8. Há muito tempo, procurava informações tão boas, unidas de uma só vez!

    ResponderExcluir
  9. Dicas muito boas. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante. Me tirou muitas dúvidas. Excelente!

    ResponderExcluir
  11. Valiosas informações. Parabéns ao editor.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo carinho da visita Sueli, espero ter ajudado! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. gostei :)

    Para quem kiser comprar essas especiarias ou bom caril da marca Jalpur recomendo a loja piripiri ( casapiripiri ) que esta ja a mais de 20 anos no centro comercial da portela.

    Recomendo

    obrigada

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Amo temperos. Dá para se aventurar nos sabores e aromas, sem medo de errar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marisa inovar na cozinha é tudo de bom, grata por sua visita!

      Excluir
  15. gostei, vai me ajudar muito no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente por ter contribuído para o sucesso do seu trabalho! Grata pela visita.

      Excluir
  16. Engraçado como os portugueses levaram as especiarias para o mundo e nem uma referencia sobre a comida portuguesa (ironia do destino) , informo que coentros; poejos; hortelã da ribeira, estragão; além de mangericão oregãos e outras são as ervas utilizadas na nossa rica gastronomia experimente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Rita por sua contribuição, sem falar que a culinária do seu País é extraordinária. Um abraço.

      Excluir
  17. Amei as explicações!! Vou cozinhar para franceses e as explicações dadas, vão me ajudar a "brincar" com as ervas nas preparações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha dado certo, que o almoço ou jantar tenha sido um sucesso! Fico feliz em poder acrescentar mais informações aos seus conhecimentos culinários, um abraço.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Grata, Maria Dirce! Ficou feliz por poder ajudar e acrescentar informações aos seus conhecimentos.

      Excluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design