quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Preparando Um Gostoso Pernil Para Ceia!

As Festas chegaram, e a maioria das pessoas tem como tradição saborear carne de porco nas ceias, os pedaços mais empregados são : o pernil, o lombo e a costela.
É uma carne bastante gordurosa e de digestão mais lenta, mas muito saborosa.
Existem alguns critérios na hora de comprar a carne de porco:
1) Toda a carne, inclusive a carne de suínos, pode ser consumida se oriunda de Matadouros Frigoríficos com Inspeção Sanitária, Federal (SIF, MA) ou Estadual, conforme podemos observar quando da existência dos selos/carimbos no produto.

2) Não consuma carne de porco quando a mesma apresentar granulações esbranquiçadas, conhecida como “pipocas” ou “canjicas”, pois esta alteração é indicativa da presença da Taenia (Cisticercose – Veja no tópico “Doenças Transmitidas ao Homem por Animais”). A Cisticercose é uma doença grave que pode causar leões irreversíveis no ser humano.
3) Para comprar bem, verifique se a carne está úmida, rosada e com estrias de gordura.
4) Se tiver ossos, estes devem ser pequenos e rosados.
5) Quando entramos em açougue devemos observar se a carne exposta ao consumidor está protegida higienicamente em vitrines e com temperatura apropriada (máxima de 10ºC). A carne exposta em tendal de exposição não deve ser adquirida, uma vez que está exposta à poeira, temperatura ambiente, manuseio desnecessário, insetos, perdigoto (saliva), entre outros. É proibida a utilização de azulejos e luzes avermelhadas. As luzes e azulejos devem ser brancos, pois a observação da cor da carne pelo consumidor é fator importante no ato da compra.
6) Para preparar, muito cuidado pois o porco deteriora com facilidade e o ideal é consumir no mesmo dia da compra, a carne dita com fresca. Agora se quantidade comprada for grande, o que não for consumido o ideal é congelar.
7) A carne suína depois de descongelada, o ideal é ser consumida no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.
8) Da mesma maneira com que se faz o pernil, pode-se fazer a paleta, isto é, o pernil dianteiro. Apesar de ter mais nervos, a paleta é uma boa opção quando não tem necessidade de uma peça muito grande. Nesse caso, aumente o tempo de cozimento coberto, para que fique mais macio.

Vou dar algumas opções de receitas para quem não tem experiência em fazer o pernil, o lombo ou a costelinha para a ceia.

Pernil com Farofa
Rendimento: serve bem até 12 pessoas
Ingredientes:
1 pernil de porco dianteiro(cerca de 5 kg)
5 dentes de alho
2 cebolas médias, cortadas em pedaços
2 colheres(sopa) de sal
1 xícara(chá) de vinagre
2 colheres(sopa) de alecrim
1 xícara(chá) de água
1/2 xícara(chá) de azeite
2 pimentas-de-cheiro picadas – opcional (se todos que forem saborear o pernil não tenham restrições com pimenta)
Modo Preparo:
Na véspera, bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve. Com uma faca, faça vários furos no pernil, não retire a capa de gordura pois ela que mantém a carne macia,  e banhe-o com esse tempero reservado. Cubra com papel filme plástico e deixe na geladeira deixe descansar por 12 horas, no mínimo, virando o pernil algumas vezes. Preaqueça o forno quente (200ºC). Retire o excesso de tempero da bacia ou assadeira. Reserve esse tempero.  Cubra com papel alumínio.
Misture o tempero reservado com a água. Asse o pernil no forno reduzido para médio (180 ºC), regando algumas vezes com o tempero, por 4 horas e 45 minutos, ou até ficar macio. Retire o papel alumínio e asse por mais 45 minutos, para ficar dourado. Transfira para uma travessa grande e sirva com molho da assadeira.
Farofa
Ingredientes
400 g de toucinho defumado e picado
3 colheres(sopa) de óleo de girassol
2 cebolas grandes picadas
1 unidade de linguiça calabresa defumada picada
3 dentes de alho picados
1 xícara(chá) de cheiro verde picado
1/2 xícara(chá) de azeitonas sem caroço
1/2 xícara(chá) de água
Sal e pimenta à gosto
500 g de farinha de mandioca crua.

Modo de Preparo
Numa panela, coloque o toucinho, a linguiça e o óleo. Leve ao fogo brando, mexendo até dourar.
Junte a cebola e o alho até dourar. Acrescente a água, deixe ferver, assim que levantar fervura acrescente a farinha aos poucos, por último acrescente a salsinha, a azeitona, o sal e a pimenta e sirva.

Dica - Além da farofa, são bons acompanhamentos para o pernil, maçãs - em forma de purê, molho ou assadas juntamente com o mesmo - e outras frutas, como pêssegos, ameixas ou abacaxi, que podem decorar o prato.

Pernil ao Vinho

Ingredientes
1 pernil de porco traseiro (cerca de 6 kg)
1 garrafa de vinho branco seco
6 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
4 folhas de louro
2 cebolas grandes bem picadas
4 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de salsinha picada
3 xícaras de água
1 colher (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 pimenta-malagueta picada
3 colheres (sopa) de sal
1 e 1/2 xícara de toucinho defumado picado (240 gramas)
Modo de preparo
Em uma bacia grande de cozinha ou assadeira grande, misture o vinho, o suco de limão, o cravo, o louro, a cebola, o alho, o molho inglês, a mostarda, o óleo, a salsinha, a cebolinha, a pimenta-do-reino, a pimenta-malagueta e o sal.
Com uma faca, faça vários furos no pernil e banhe-o com esse tempero.
Cubra com filme plástico e deixe descansar por 12 horas, no mínimo, virando o pernil algumas vezes. Preaqueça o forno quente (200ºC). Retire o excesso de tempero da bacia ou assadeira. Reserve esse tempero. Espalhe a manteiga sobre a carne e polvilhe-a com o toucinho defumado. Cubra com papel alumínio.
Misture o tempero reservado com a água. Asse o pernil no forno reduzido para médio (180 ºC), regando algumas vezes com o tempero, por 4 horas e 45 minutos, ou até ficar macio. Retire o papel alumínio e asse por mais 45 minutos, para ficar dourado. Transfira para uma travessa grande e sirva com molho da assadeira.

Meus queridos visitantes e seguidores muito obrigado por me visitar, espero que este post possa ajudar aqueles que tem dúvidas, os que não tem prática e dar ideias a que domina a arte de cozinhar.
Um grande abraço com carinho a todos.




0 comentários:

Postar um comentário

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design