quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Maça e os Seus Benefícios!

Doce Maça - O Fruto Proibido Nunca Foi Tão Liberado!images (20)
A maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue. Além disso, é muito rica em substâncias chamadas Flavóides. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias.
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.


A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana respira melhor. Em recentes estudos realizados por diversos pesquisadores, homens que comeram quase uma maçã por dia tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retardaria o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservariam as células. De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Cornell publicada na edição de 22 de junho da Nature, a combinação de químicos vegetais, como flavanoides e polifenóis – geralmente conhecidos como fitoquímicos ou fitonutrientes – encontrados na polpa e na casca da maçã, é fonte das benesses antioxidantes e anticâncer.
Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-lá ao natural com casca, pois é nela que se encontra, a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.
Confira o que os principais componentes da maçã podem oferecer ao organismo:
PECTINA : Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarreia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal TANINOS : São adstringentes e anti-inflamatórios.
ÁCIDO MÁLICO: Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue elimina detritos provenientes do metabolismo. FLAVONÓIDES: São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal
Sabia que suco de maça ajuda diminuir o risco de desenvolver Alzheimer? Pois um estudo feito pela universidade de Massachusetts, nos EUA, comprovou que ratos que ingeriram o equivalente a dois copos diários da bebida, durante um mês produziram menos beta-amiloide, fragmento de proteína que pode prejudicar os neurônios e é encontrado em grande quantidade em pacientes com Alzheimer.

Existem bons motivos para você comer maça e agrega-lá as suas receita. Quem poderia imaginar que essa fruta teria tanto poder?
1) Comer duas maças ao dia ajuda combater os problemas cardíacos, pois essa fruta ajuda reduzir o nível de colesterol ruim no sangue, por causa das fibras, além disso, os flavonoides e os antioxidantes encontrados na sua casca diminuem os riscos de infarto.
2) Vários estudos científicos já comprovaram que consumir maça evita tumores de mama e de cólon. A explicação é que as substâncias presentes nessa fruta barram o surgimento, o crescimento e a expansão das células cancerígenas. Colocar uma fruta em média por dia no cardápio já é uma grande prevenção.
3) O resultado de uma pesquisa americana foi de que pessoas que comem maça tem uma capacidade respiratória muito maior, porque os antioxidantes presentes na fruta combatem doenças pulmonares, além de proteger os pulmões dos efeitos da fumaça, beneficiando principalmente os fumantes passivos.
4) Graças á presença de polifenóis, flavonoides e substâncias antioxidantes como vitamina B e C, comer maça retarda o processo de envelhecimento. A fruta combate rugas e melhora a textura da pele.
5) A maça também é uma aliada na perda de peso, pois ela é um alimento termogênico .
6) Tomar dois copos de suco de maça diários, ajuda diminuir o risco de desenvolver Alzheimer.
7) A maça é um calmante natural e eficaz para acabar com as temidas cólicas menstruais. Para obter todos os benefícios da fruta, basta combina-lá com as ervas certas.


Receitas fáceis, praticas que podem ser de grande utilidade.

Auxiliar na perda de peso
Ingredientes:
1. 1 copo de 250 ml
2. 2 colheres de chá de vinagre de maça
3. 1 colher de sopa de mel
4. Água filtrada
Modo de preparo:
Colocar o vinagre de maça, adicionar o mel e complete com a água. Misture bem.
Tomar 3 vezes ao dia.

Faz bem para a memória
Ingredientes:
1. 4 maças sem casca
2. 120 ml de suco de laranja
3. suco de 1 limão
4. 1/2 litro de água filtrada
5. 2 colheres de sopa de açúcar( que fica mais saudável ser substituído por mascavo ou mel)
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador por dois minutos e beber em seguida de preferência sem coar.
Tomar 2 copos por dia.

Acaba com as cólicas
Ingredientes:
1. 1 litro de água
2. 1 maça inteira cortada em cubos
3. 1 colher de sopa de folhas de hortelã
4. 1 colher de sopa de erva-doce
5. 10 folhas de louro
6. 1 colher de sopa de folhas de camomila
7. 1 colher de sopa de erva-de-são-João
Modo de preparo:
Após ferver a água, desligue o fogo e despeje os cubinhos de maça e as ervas.
Tampe e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
Tomar 1 xícara de chá cinco vezes ao dia, com intervalos de uma hora e meia entre uma dose e outra.




Eu gosto muito de maça, espero que este Post incentive as pessoas que não tem o hábito de come-lá o faça, pois essa fruta nos trás muitos benefícios.
Agradeço a presença dos meus seguidores e dos novos visitantes, um grande abraço a todos.

1 comentários:

  1. Muito lindo o seu espaço virtual. Obrigada pela visita ao meu blog e por suas gentis palavras.
    Tenha uma semana abençoada.

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