domingo, 9 de dezembro de 2012

Dezembro – Cheiro de Festa no Ar

Um clima de festa, de muito amor e sabores já se anuncia neste mês : é o Natal que se aproxima e o verão que já está aí. Tempo de reunir a família, tempo de sentir as emoções mais verdadeiras, momento de grandes reflexões. Prepare-se desde já para que este Natal e verão sejam um sucesso, desde os enfeites de sua casa até sua própria beleza.

Vamos começar com as Dicas de Frutas, Legumes e Verduras do mês, pois eles estão mais em conta, com preços mais baixos e de melhor qualidade, uma ótima opção para as ceias.

Frutas do Mês:

Frutas Dezembro


1) Abacaxi

2) Banana

3) Abacate - é o pseudofruto comestível do  abacateiro , uma árvore nativa do México ou da América do Sul hoje extensamente cultivada em países tropicais. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, de aplicação cosmética), é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A dentre as frutas. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6  , além da vitamina A  .É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão. Fora outras receitas que a criatividade deixar.
4) Maça

5) Figo

6) Ameixa é um fruto comestível da amoreira, que pode variar de cor, podendo ser amarela, roxa escura ou vermelha. Ela possui alto valor nutritivo, é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos. A ameixa seca repõe nutrientes minerais como ferro, zinco e potássio, esse ajuda a diminuir a pressão sanguínea e melhora a saúde dos ossos.                 Se quiser comprar ameixas maduras prontas para comer selecione as que cedem ao pressionar ligeiramente e que tenham a extremidade macia. A ameixa é utilizada no preparo de doces, conserva e geleia.

7) Jabuticaba - fruta silvestre  típica da Mata Atlântica. Possui um formato arredondado e de cor preta. A polpa é rica em ferro, fósforo e boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.  Como a jabuticaba é rica em açúcar, deve ser colhida e consumida na hora (fresca), para evitar-se a sua fermentação, consequentemente, a alteração do seu sabor e de seu valor nutricional. Quando colhidas, as jabuticabas se deterioram muito rapidamente, por isso devem ser consumidas no mesmo dia. Para sua preservação por um ou dois dias, devem ser lavadas, enxutas e guardadas na gaveta da geladeira.A jabuticaba é a matéria-prima de geleia, suco, licor e vinho.

8) Manga - é fruta nativa da Ásia, mais precisamente da Índia. Os frutos são lindos e também variados em seus tamanhos, formatos, sabores e cores: por fora, as mangas podem ser verdes, verdes com pintas pretas, amareladas, alaranjadas, douradas, róseas ou violáceas.Fruta rica em uma variedade de fito químicos e nutrientes, a polpa da manga é rica em prebióticos, fibras alimentares , vitamina, fenóis, carotenoides, provitamina A. Além disto, a fruta tem muitas propriedades benéficas para saúde, tais como: ajuda a purificar o sangue, diurético, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.A manga boa para consumo deve estar macia quando apertada com os dedos, mas sem que a casca se rompa pela pressão. Não deve apresentar batidas, rachaduras ou estar melada. Pode ser consumida ao natural, pode, contudo ser transformada em polpa simples, suco, refresco, sorvete, doce (pasta ou compota ) , picles e até chutney.

9) Nectarina - é uma mutação genética do pêssego, originária da China e melhorada na América do Norte. É uma variedade de pêssego de pele lisa e brilhante. Ela é rica em pectina, vitamina A, niacina e fonte razoável de vitamina C e potássio.A nectarina é digestiva, diurética e pouco calórica. As melhores nectarinas são aquelas que têm coloração amarelada ou alaranjada entre as áreas vermelhas. O aroma deve ser pronunciado e os frutos devem estar livres de injúrias. A melhor forma de consumir a nectarina é ao natural, porém, ela ainda pode ser utilizada na forma de conservas e compotas e como ingrediente de tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes.

10) Uva - A árvore que produz este fruto chama-se videira, também conhecida como parreira. De formato arredondado ou elipsoide, podendo ser branco, verde, amarelo, rosado, vermelho ou azulado de acordo com a variedade. Polpa aquosa que pode envolver até 4 sementes de coloração escura.
É uma fruta rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Possui também, em quantidade razoável, vitaminas como tiamina, riboflavina e vitamina C. A uva é rica em carboidratos.
A uva é altamente apreciada para consumo “in natura” e é utilizada na fabricação de diversos produtos, como passa, suco, doce, geleia, vinho e vinagre. Fornece, também, outros subprodutos, como corantes naturais, ácido tartárico, óleo de semente e taninos.

Legumes do Mês:

Nabo – ele é alcalino, o que ajuda a vencer os efeitos dos alimentos ácidos que comemos. É rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Existem diversos tipos de nabo, mas todos contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso. As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A) contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio. O nabo propriamente dito não é mais do que uma planta, de formato arredondado e cor branco-arroxeada, encontrando nas sopas a forma mais comum de aplicação entre nós. Como outros campos de utilização das raízes nabais podemos citar os purés, os pães, os gratinados, e frito, depois de cortados em finas lamelas, como de batatas chips. A raiz, cortada em rodelas e preparada em forma de chá, é utilizada contra bronquite. O nabo pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas.

Verdura do Mês :
Almeirão – como a maioria dos folhosos é uma hortaliça de baixo teor calórico, mas contém cálcio, fósforo e ferro. Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas. Deve ser conservado na geladeira, protegido por papel ou saco plástico, onde conservar-se-á por 5 a 7 dias.

Natal e Ano Novo são festas incrivelmente gratificantes para todos, para que elas transcorram perfeitamente vou dar umas pequenas dicas de planejamento para que você possa aproveitar as delícias de uma noite muito feliz.
1º. Fazer a lista de quem virá compartilhar essa reunião com você e sua família.
2º. Definir o que cada pessoa irá trazer.
3º. Separar as receitas que você irá fazer.
4º. Faça a Lista de compras antes de ir ao mercado, feira, atacado ou a onde é de costume você fazer as compras, esse planejamento é para evitar atropelos e garantir que tudo seja comprado de uma vez, evitando assim o vai e volta.
5º. Verificar se a louça(copos, pratos, travessas) e talheres que você tem é suficiente para todos.
6º. Se a toalha da mesa está em perfeita condições para uso.
7º. Se vai ter algum arranjo, velas ou outros enfeites na mesa.
8º. Se o espaço é suficiente para receber todos os convidados.
9º. Se a cadeiras disponíveis em sua casa é suficiente para todos.
10º. Que tipo serviço será usado para servir, como serviço americano ou a francesa, ou como todos acharem mais apropriado.
11º. Faça tudo com antecedência para não se enrolar no dia.


Sugestão de Mesa Para Natal
Algumas Sugestões de Mesa 



Espero ter ajudado, sei que essa postagem iria ajudar muito mais se eu a tivesse feito bem no final de novembro, peço desculpas, mas mesmo assim desejo que tudo dê certo em suas comemorações!
Obrigado aos visitantes e aos meus queridos seguidores, abraços a todos.


 Assinatura

1 comentários:

  1. Cláudia,
    Filha querida e amada de Deus,
    Que o seu coração se transforme em manjedoura e acolha o menino Jesus, adorando-O e deixando fluir a glória de Deus Pai em sua vida.
    Feliz nascimento de Jesus em seu coração.
    Feliz Natal,
    Carinhosamente, Márcia

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design