sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SERVIÇO AMERICANO



Não importa o tipo de refeição, o serviço americano (Bufê) resolve de forma simpática, o problema de falta de espaço para reunir um grupo grande de amigos.
Todos os pratos são colocados em uma única mesa, cada  
convidado se serve à vontade.
Para que tudo corra bem, você só precisa pensar no cardápio e na melhor forma de acomodar a mesa e os convidados.
O cardápio para um jantar americano deve constar de uma entrada fria, um prato quente com acompanhamento, sobremesa café e licores ou conhaque.
As bebidas, além do aperitivo, podem ser cerveja ou vinho, 
dependendo do que for servir.
  
Como Montar a Mesa
1) Se houver espaço suficiente, ajeite a mesa no centro. Se não, encoste-a numa parede. É importante deixar espaço à sua volta, para permitir a circulação. 
2) Se a mesa for pequena, disponha nela apenas os pratos, os talheres, os guardanapos, os copos e as bebidas. 
3) Ajeite as travessas com a comida no bufê ou na mesa de apoio. Uma mesa grande comporta tudo. Use uma toalha bonita, mas simples, muito bem passada.
4) De um lado da mesa, disponha pratinhos e garfinhos para a entrada fria, pratos e garfos grandes, guardanapos. Do outro lado, alinhe as travessas, cada qual com seu talher para servir. Em uma das extremidades ajeite os copos e bebidas. 
5) O vinho e a cerveja podem ser servidos momentos antes do jantar. 
6) Na outra extremidade, ponha o cestinho com pães. Ao centro, coloque um arranjo de flores.
7) Quando todos terminarem, tire tudo da mesa e coloque pratinhos, talheres e a sobremesa, sorvetes, cremes e musses podem ser servidos em taças ou tigelinhas individuais.
1) Mantenha as travessas sempre abastecidas.

2)Tenha vários abridores de garrafas e sacarrolhas à mão, para não depender de um só.

3) Espalhe vários recipientes para caroço de azeitonas e palitos.

4) Verifique se há cinzeiros para serem retirados.
5) Se os convidados forem comer com o prato na mão, sentados em poltronas ou sofá, facilite, sirva pratos que possam ser comidos apenas com o garfo, sem necessidade do uso de faca.
6) Não use pratos ou copos de papel.
7) Não sirva sopas.
8) Leve à mesa água e refrigerantes para quem não toma bebidas alcoólica.
9) Para um bufê frio ou quente, os pratos não devem levar muito molho, mas, se for preciso, não podem ser muito ralos, uma vez que dificulta o serviço.
10) Monte cada travessa com cuidado, observando a quantidade de cada uma, os pratos muito cheios dificultam o manuseio por parte do convidado.
11) Convém optar por pratos que possam ser preparados em porções individuais, como tomates recheados, vol-au-vent ou melão com presunto. Fica mais fácil para o convidado.
12) Evite pratos muito difíceis de serem cortados á mesa. Prefira aqueles que levam carne já cortada(ou corte-a antes de servir), aves desfiadas e legumes em pedaços pequenos.
13) Providencie várias mesinhas de apoio espalhadas pela sala, para facilitar. É muito difícil comer com o prato no colo, ou de pé, sem ter onde colocar o copo. Se preferir, espalhe almofadas pelo chão.

1 comentários:

  1. Olá Claudia,
    Gostei da sua dica sobre o serviço americano, principalmente pq vou ter que fazer um trabalho de evento com serviço americano na minha faculdade, gostaria de saber se vc pesquisou em livros? Quais?
    Pq na minha facu tem q colocar as referencias no trabalho...

    Bju Ju

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design