segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Batata - Dicas Práticas e Saborosas!

Simplesmente Batata

A batata é um tubérculo rico em carboidratos, apresenta quantidades apreciáveis de triptofano e lítio, é rica em vitamina C e todas as do complexo B, principalmente a B 6, que atua na formação das células do organismo. Ela ainda possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio, cobre, manganês e fibras alimentar. 
Conclui-se que a batata é um tubérculo com uma porção de componentes altamente nutritivos, alguns até capazes de prevenir doenças. Além de ser saborosa faz bem a saúde.         É muito utilizada na culinária de diversas maneiras, vamos conhece-lá melhor agora.


Tipos de Batatas mais comuns e sua utilidade:
Atlantic : de formato oval, polpa branca, casca ligeiramente áspera. Utilizada especialmente para o preparo de "chips" ou rodelas fritas.
Asterix : tem formato oval comprido, casca vermelha, polpa amarela. É mais utilizada para batata frita em palito. Muito saborosa, é resistente ao congelamento.
Bintje: possui formato alongado, casca amarela, polpa amarela clara e sabor neutro. Pode ser preparada cozida ou assada.
Ágata: é oval, de casca amarela e polpa clara. Tem bom rendimento após preparo. Pode ser preparada cozida ou assada.
Monalisa : de formato oval alongado, polpa amarela clara e casca amarela. Bem consistente quando cozida, pode ser preparada assada também.
Mondial : formato comprido, de casca amarela e polpa amarela clara. Depois de cozida, esfarela-se com facilidade, sendo indicada para purês.
Batata- Doce : também de formato comprido, possui casca vermelha escura, polpa branca e cremosa. tem sabor adocicado, é rica em vitamina A. Tem uma porcentagem baixa de calorias e não possui gordura. Esse alimento é ideal para produção de energia. Pode preparada assada ou cozida.
Barôa : é conhecida também como mandioquinha-salsa. Fina e comprida, tem casca e polpa amarelas, e é excelente para preparo de purês de gosto acentuado. Pode ser preparada cozida ou assada.
Yacon : muito parecida com a bata doce. tem casca marrom clara, e ajuda a combater os altos níveis de glicose no sangue. Pode ser preparada cozida ou assada.
Araucária : alongada, de polpa e casca amarelas. Pode ser preparada assada ou cozida.
Baraka : formato oval, polpa e casca amarelas claras. Muito boa também para frituras, mas pode ser preparada assada ou cozida.
Elvira : de formato alongado, polpa e casca amarelas. Pode ser preparada assada ou cozida.

Dicas :
1. Para saber se está cozida, enfie o garfo no meio da  batata se ela escorrer do talher está pronta.
2. A batata deve ser preparada com casca bem lavada, pois funciona como uma barreira contra a saída dos nutrientes. Em alguns casos como no caso de salada de maionese só retire a casca 
3. Se for necessário retirar a casca como no caso da  salada de maionese, só retire a casca na hora de preparar a salada.
4. Quando fizer purê não é necessário retirar a casca na hora de colocar para cozinhar, pois quando passar pelo espremedor a casca se separa da polpa.
5. Quando preparar purê substitua o leite por creme de leite e veja como fica saboroso.
6. Você sabia que casca de batata dá aperitivo saboroso? Lave bem a batata com uma escovinha, descasque-a, corte a casca em pedaços, tempere com alho e sal e frite em óleo quente.
7. Quando for necessário dispensar as cascas da batata, não jogue fora bata no liquidificador com água e use como adubo natural suas plantas vão agradecer.

Receita
Enroladinho Surpresa
Ingredientes:
1. 1,5kg de batata cozida e espremida;
2. 2 colheres(sopa) de manteiga ou margarina
3. 1/2 xícara(chá) de leite
4. Sala à gosto
5. 1 cebola ralada
6. 2 colheres (sopa) de óleo
7. 1 lata ou caixa de molho de tomate pronto
8. 1 cubo ou sachê de caldo de carne
9. 1 xícara (chá) de água
10. 300g de mussarela em fatias
11. 350g de presunto em fatias

Modo de Preparar:
 Faça um purê de batata usando os primeiros 4 ingredientes. Para o molho, numa panela, refogue a cebola no óleo, o molho, o sal, e o caldo por 3 minutos. Junte a água e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo. Num refratário, coloque uma fatia de mussarela e outra de presunto, espalhando uma porção de purê por cima. Enrole com o presunto para o lado de fora como um rocambole e arrume lado a lado no refratário. Faça atá acabar todas as fatias, em seguida, leve os enroladinhos, regados com o molho para gratinar.

Eu adoro batata, espero que vocês gostem deste post e que possa ajudar de alguma forma.
Agradeço a presença dos visitantes e dos meus seguidores, um grande abraço.

0 comentários:

Postar um comentário