quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Brócolis - Fonte de Saúde

Além De Saboroso e Extremamente Saudável! 


O Brócolis com sabor agradável, pode ser consumido cozido, refogado, gratinado, em sopas, cremes, tortas e risotos. Possui substâncias antioxidantes e é rico em fibras, atuando na redução da pressão arterial e combatendo a prisão de ventre. Também é fonte de cálcio, que participa da formação de ossos e dentes. Contem quase todas as vitaminas e os minerais encontrados nas outras hortaliças, em especial o ferro. 
Pouco calórico, o brócolis ainda oferece ácido fólico(vitamina B9), que não pode faltar durante a gravidez. O ideal é que mulheres consumam o nutriente não só nesse período, mas durante toda a vida fértil. Assim, quando a gestação chegar, o feto se desenvolverá de forma saudável desde o começo. 
O legume também contém potássio e flavonoides. O potássio participa das contrações musculares, enquanto os flavonoides neutralizam a ação dos radicais livres, substâncias que, em excesso, aceleram o envelhecimento. 

Apenas 1 xícara (chá) do legume de duas a três vezes por semana é capaz de diminuir em até 45% o risco de câncer de bexiga e de próstata. Foi que revelou uma pesquisa do National Cancer Institute, nos Estados Unidos.
O responsável pelo efeito protetor é um composto chamado sulforafano, que inibe o crescimento das células cancerígenas.
Outra pesquisa, realizada no Japão e publicada na revista Cancer Prevention Research, revelou que o sulforafano combate a bactéria que leva à gastrite.
Assim, o consumo regular de brócolis protege o estômago e pode afastar o risco de câncer também nesse órgão.

Dicas na Hora de Comprar e Preparar
Na hora de comprar, prefira aquele em que as flores estão mais verdes, pois as amarelas indicam que o alimento já não está tão fresco. Deve ser conservado em geladeira, em saco plástico perfurado, por até quatro dias.
O Brócolis também pode ser congelado, o que não altera seu valor nutricional. Basta lavá-lo bem e deixá-lo de molho por 15 minutos em solução de vinagre na proporção de 1 colher de sopa para cada 1 litro de água, depois mergulha-lo em água fervente por 2 minutos. Escorra, deixe esfriar, coloque em saco plástico, retirando todo o ar, e leve ao congelador. 
Para não perder os nutrientes durante a preparação, o ideal é cozinhar no vapor ou com pouca água em fogo brando em panela tampada.    
     
 Receitas Fáceis e Gostosas 
Frango Com Brócolis
Ingredientes:
1) 1 xícara(chá) de azeite
2) 2 dentes de alho amassados
3) 1 cebola picada
4) 500 g de filé de frango em cubos
5) Sal e pimenta-do-reino a gosto
6) 1 xícara(café) de molho de soja(shoyu)
7) 500 g de buquês de brócolis.
Modo de Preparo :
Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola e refogue. Acrescente o filé, sal, pimenta e frite até dourar levemente. Coloque o molho de soja, o brócolis e cozinhe por 20 minutos ou até ficar macio, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e sirva acompanhado de arroz.

Carne com Brócolis
Ingredientes:
1) 500g de alcatra em tiras
2) 3 colheres(sopa) de azeite
3) 1 cebola em tiras
4) 1 maço de brócolis
5) 1/4 de xícara(chá) de molho inglês.
Modo de Preparo :
Em uma panela, em fogo médio, refogue a alcatra no azeite até dourar. Adicione a cebola e mexa até murchar. Coloque o brócolis e misture. Acrescente o molho inglês e mexa até que o brócolis fique al dente. Sirva com arroz.

Agradeço aos novos visitantes aos meus queridos seguidores.
Essa dica vale a pena, pois além de ser saudável, gostoso e ótimo para saúde!
Vou gostar muito de receber um comentário seu.





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