terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Jantar com Mesa Arrumada.


1)  Veja se a toalha está bem passada. No caso de um jantar informal, você pode usar um jogo americano, se a sua mesa for de madeira tratada e não tiver manchas.
2)  Um arranjo de flores no centro  da mesa valoriza o seu jantar. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e estilo. Mas atenção, escolha as de caule curto, pois flores muito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa, redondo, retangular ou quadrado.
3)  O prato deve ser colocado a cerca de dois dedos da beirada da mesa.
4)  Os guardanapos podem ficar do lado esquerdo ou em cima do prato vazio.
5)  Se o jantar ou almoço começar com sopa, o prato de sopa deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele. Se não houver sopa, o guardanapo fica sobre o prato raso.
6)  Se a entrada for salada, o pratinho de salada deverá ser colocado à esquerda do prato raso, ou dentro dele, com o guardanapo em cima.
7)  Os copos ficam um pouco acima do prato, do lado direito. Da esquerda para a direita, a ordem é esta; copo de água, um menor para vinho tinto, e outro menor ainda para vinho branco. Se houver champanhe, a taça deverá ficar atrás dos copos, ao centro, levemente para a direita.
8) Os talheres são colocados na ordem em que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. Facas e colheres são colocadas do lado direito, garfos do lado esquerdo.
9) A lâmina da faca fica para o lado de dentro, em direção ao prato.     
10) Os talheres de sobremesa são arrumados acima do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para  para o lado direito. Em seguida o garfo, com o cabo para a esquerda, no sentindo inverso. Por último a colher, também invertida com o cabo para a direita.


Dicas :     

1) Não use toalha estampada com louça colorida, decorada. Neste caso, a toalha deve ser de cor lisa, vice-versa.
2) Limpe os copos com álcool, eles ficarão transparentes e muito brilhantes.
3) Não ponha palito na mesa, mas tenha-os a mão para caso de algum convidado pedir.
4) Tenha sempre refrigerantes e água para convidados que não bebem bebidas alcoólicas.

Na Hora de Servir
Para quem tem empregada atenção para alguns detalhes:
1) Os pratos devem sempre ser servidos do lado esquerdo e retirados do lado direito.
2) Para tirar os pratos ela pode usar uma bandeja. Atenção, tirar só dois de cada vez. Em hipótese alguma empilhar na bandeja.
3) Os pratos só começam a ser tirados depois que todos os convidados tiverem terminado.
4) Se sua empregada estiver fazendo o jantar, é melhor você mesma servir. Ela certamente ficará atrapalhada com as duas funções. Neste caso, ou mesmo se você não tiver empregada adote a solução mais prática o bufê.
Está é uma solução para jantares muito formais só sirva à francesa se sua empregada for muito familarizada com jantares de cerimônia ou se tiver um copeiro e siga estas dicas:
1) O jantar começa à ser servido pela convidada principal, à direita do dono da casa.
2) Em seguida, são servidas as outras mulheres convidadas, terminando pela anfitriã.
3) Com os homens, servidos depois das mulheres, a ordem é a mesma.
4) Os pratos são apresentados pelo lado esquerdo, numa altura em que os convidados possam se servir.
5) Todos os pratos são passados duas vezes, exceto a sopa e os queijos.

6 comentários:

  1. Tá chic heim benheee??
    aushaushauhs

    Te adoro Tiaa

    ResponderExcluir
  2. Srª Cláudia, meu nome e Edílson moro em Belém - Pá e trabalho em um restaurante no centro da cidade muito bem movimentado chamado de Manjar das Garças e gostei da sua matéria parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, estou encantada com tantas dicas. Amo arrumar a mesa de jantar! Faço tudo como se estivesse comendo fora...Continue nos dando dicas.

    Abraços,

    Lara Fontes

    ResponderExcluir
  4. só um detalhe, no serviço à francesa, ou à inglesa, directo e indirecto, ou mesmo no serviço à americana, a etiqueta dita que os convidados deverão ser servidos consoante a idade, dos mais velhos aos mais novos, tendo em conta que primeiro são as senhoras e em seguida os senhores, ficando, realmente, o anfitrião por último. Mas, caso seja uma anfitriã, esta deverá ser servida por último das senhoras, sendo mais velha ou não, e de seguida deverá servir os senhores, seguindo a ordem das idades. Caso haja crianças, e estas tenham idades inferiores a 6 anos, deverão ser servidas em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas... estou começando a trabalhar como cozinheira e as mesmas me ajudaram bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassia eu que agradeço sua presença e principalmente o seu comentário! Um grande abraço apareça sempre.

      Excluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design