domingo, 8 de fevereiro de 2009

DICAS RÁPIDAS DE COZINHA

Dica número 10

 

Dicas para um Bolo Delicioso

1. Para que a clara em neve fique mais volumosa, retire os ovos da geladeira uma hora antes do preparo das receitas. E nunca bata as claras com muita antecedência, elas soltarão água.
2. Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Assim, o bolo ficará mais saudável e com textura diferente.
3. Para ter um bolo caramelado, unte a forma com açúcar em vez de farinha de trigo. Fica uma delícia.
4. Polvilhe o prato no qual o bolo será desenformado com açúcar de confeiteiro, para evitar que grude.

5. Se o seu bolo ficou dourado antes de estar totalmente assado por dentro, é só colocar uma forma com água na prateleira debaixo do forno. Assim , a água vai evaporando e umedecendo o bolo até assá-lo completamente.
6. Na hora de preparar a massa de bolo, não acrescente mais fermento do que é pedido na receita, pois ele pode não ficar bom.
7. Quando você for preparar um bolo de chocolate, siga esse truque para que ele não fique ressecado, acrescente à massa uma colher (sobremesa) de café bem forte ou, então, meia maça ralada. Ele vai ficar ainda mais leve e gostoso se você adicionar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio.
8. Você precisa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente e ela está gelada? Então encha uma tigela com água fervente, depois de alguns minutos jogue a água fora e vire a tigela vazia, ainda quente, sobre a manteiga ou margarina. Assim, ele amolecerá sem derreter.
9. Palitos grandes são ótimos para verificar se o bolo está pronto. Você espeta  na massa e ao sair limpo está pronto já pode desligar o forno.
10. Para distribuir o recheio em um bolo assado em forma de buraco no meio, corte uma camada de 3 cm. Retire parte do meio da massa com uma colher.  Aí é só colocar o recheio e cobrir o bolo com a tampa retirada.
11. Cinco minutos são suficientes para aquecer seu forno. Se usar mais tempo, você vai desperdiçar gás.
12. Coloque um pedaço quadrado de papel-manteiga em uma forma untada e enfarinhada e conseguirá desformar facilmente o bolo.

5 comentários:

  1. Olá Cláudia.
    Conheci seu livro pesquisando dicas para donas.
    Quando puder dê uma passadinha em meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa de bolo escavado é bom demais... Beijos Priscila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Claúdia
    Td bem?

    Obrigada pelas dicas!
    Deixo o convite pra vc visitar o meu blog:
    http://artedebordar2012.blogspot.com.br/
    Tbm estou no Vila Mulher. Vou te visitar.

    Abç.,

    Nilda Souza
    artedebordar2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. amei suas dicas acabei de fazer meu blog com dicas assim como esta me faz uma visitinha lá http://coisasdecasa3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design