segunda-feira, 18 de março de 2013

Rúcula - Proteção e Hidratação!

O betacaroteno é uma substância antioxidante, que previne contra o câncer e, quando ingerida, se transforma em vitamina A, amenizando infecções nos olhos, como a conjuntivite, e lesões na pele, como ressecamento e feridas.
E a rúcula é uma verdura riquíssima nesse nutriente!
A rúcula assim como outros membros da família das brássicas, como repolho, couve-flor e brócolis, possui propriedades que inibem o surgimento de tumores, previnem úlceras gástricas e protegem o fígado.
A rúcula deveria ser consumida por crianças, pois é rica vitamina A que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável. A carência desse nutriente pode acarretar em queda da imunidade e, eventualmente, levar à cegueira.

Pesquisas recentes da Universidade de Capinas (UNICAMP) constataram que a rúcula é rica em ômega 3, ácido graxo que participa da limpeza das artérias, prevenindo doenças cardiovasculares.
Outro nutriente que a rúcula tem de sobra é o potássio, um dos minerais mais importantes no equilíbrio da quantidade de água das células. Isso quer dizer que o consumo dessa verdura hidrata e dá flexibilidade aos cabelos e pele, melhorando aparência!

Vamos então aproveitar tudo de bom que a Rúcula tem para nos oferecer, vamos as receitas.

Suco Desintoxicante
Ingredientes:
♦ 1 xícara(chá) de folhas de rúcula picada
♦ 1 xícara (chá) de folhas de agrião picadas
♦ Suco puro de 2 laranjas
♦ 1 copo (200 ml) de água filtrada

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba até 2 copos (200 ml) por dia.

Bolo de Rúcula
Ingredientes Massa:
♦ 2 ovos
♦ 2 copos (americanos) de leite
♦ 1 colher (sopa) de manteiga
♦ 1 cebola picada
♦ 2 xícaras (Chá) de farinha de trigo
♦ ½ xícara (chá) de queijo ralado
♦ 1 colher (sopa) de fermento em pó
♦ Sal e pimenta-do -reino à gosto.

Ingredientes do Recheio:
1 xícara(chá) de tomate seco
1 maço grande de rúcula
1 colher (sopa) de alecrim fresco
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador o ovo, o leite, a manteiga e a cebola picada. Bata até ficar homogêneo. Junte os outros ingredientes e bata mais até a massa ficar lisa e uniforme. Transfira para uma tigela e reserve. Pique o tomate seco e a rúcula. Acrescente o alecrim e tempere com o sal e a pimenta, mexa bem. Misture delicadamente o recheio com a massa e despeje em uma fôrma de aro removível untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio preaquecido até que, ao enfiar o palito, ele saia seco. Servir quente ou em temperatura ambiente.

Bom mais uma vez conhecendo o benefícios dos alimentos, o tudo de bom que eles nos trazem, espero que vocês gostem destas dicas e receitas.

Agradeço aos meus queridos seguidores e aos meus novos visitantes, um abraço à todos. 



Para quem gosta de cozinhar e provar muitas receitas 


2 comentários:

  1. Acredita que eu nunca provei rúcula??? rsrsrs
    Verdade, nem me lembro de ter visto isso aqui em verdureiras.
    Beijooocas

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  2. Adorei o post e as informações muito bom.
    Beijos.
    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br/

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