domingo, 17 de fevereiro de 2013

Como Preparar Iogurte Caseiro.

Você sabia que o Iogurte é um grande aliado da saúde?

O iogurte não é um simples leite que fermentou, onde os lactobacilos se multiplicaram, ele é rico em fibras e é uma fábrica de vitaminas. É um dos alimentos mais nutritivos que existe, em sua composição encontramos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio. biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina, inositol, ele não contém glúten.

Os lactobacilos são bactérias de efeito positivo, este tipo de micro-organismo dificulta a instalação de seres causadores de doenças, o que proporciona o melhor funcionamento do organismo, prevenindo doenças como gastrite, cancro, hipertensão, colesterol, facilita o funcionamento do intestino, fortalece os ossos e diminui o efeito da tensão pré-mestrual (TPM), além de favorecer a absorção de nutrientes de outros alimentos. Ele pode até substituir o leite, pois contém todos os seus nutrientes e oferece maior facilidade de digestão, inclusive para quem tem intolerância à lactose. O seu efeito na melhora da TPM ocorre por causa da grande quantidade de cálcio que possui. Isso faz com que a musculatura do útero relaxe, amenizando as cólicas.
Contribui para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso.
A vitamina A presente melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos.
As vitaminas do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células.
Ele é indicado em dietas pois ajuda a manter a saciedade por mais tempo, além disso contribui para a perda de peso por ajudar melhorar a flora intestinal.

Dica: Para potencializar ainda mais os benefícios do iogurte, é aquece-lo 20 segundos no microondas (tempo medido para cada 100ml). Isso faz com seus nutrientes seja absorvidos mais rapidamente no processo digestivo, facilitando sua ação no organismo. 

Receitas Caseiras de Iogurte


Ingredientes:
• 1 litro de leite
• 1 envelope de fermento lácteo
• Fruta de sua preferência
• Granola a gosto
• Mel a gosto

Modo de Preparo:
Aqueça o leite até o ponto de fervura. Retire do fogo e deixe esfriar até 40°(use um termômetro simples para medir). Adicione um envelope de fermento e mexa de dois a três minutos. Despeje a mistura em um pote grande e de preferência de vidro, tampe e leve-o para um local onde a temperatura possa manter entre 40° e 43°(dentro do forno apagado, por exemplo). Aguarde entre quatro e seis horas até a completa coagulação do leite. Leve a geladeira por, no mínimo de quatro horas e, na hora de servir, misture com frutas, mel e granola.

Receita Rápida de Iogurte
Ingredientes:
• 1 litro de leite desnatado ou semidesnatado
• 1 copo de iogurte desnatado (industrializado)

Modo de Preparo:
Abra a caixa de leite, retire um copo(200ml) da bebida. Acrescente o copo de iogurte industrializado ao leite restante, leve a geladeira a mistura. O leite fermentará e se transformará também em iogurte.

Espero que vocês gostem das dicas, pois eu adoro iogurte.
Agradeço a presença dos novos visitantes e o retorno dos meus seguidores. Um grande abraço a todos.


2 comentários:

  1. É ótimo! Coloque uma colher de sopa de farinha de beringela em um copo de yogurt misture ou bata no liquidificador e tome baixa o colesterol e ajuda a secar a barriguinha.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelas receitas de yogurte. Sao facilimas de fazer, economicas e muito saborosasss. Bjs

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design