terça-feira, 25 de setembro de 2012

Decorando com Velas!

 Receita Para Um Jantar Especial!


Nos primórdios a única luz que se conseguia era através de uma fogueira, por volta do ano 50.000 a.C., surgiu uma variação daquilo do que chamamos de vela, criada para gerar fonte de luz. Eram usados pratos ou cubas com gordura animal, tendo como pavio algumas fibras vegetais, apresentando uma diferença básica em relação às velas atuais, de parafina: a gordura que servia de base para a queima encontrava-se no estado líquido. Mesmo antes do ano 50.000 a.C. este tipo de fonte de luz era usada pelos homens, conforme pinturas encontradas em algumas cavernas.  

 Já foi uma necessidade básica ler e jantar à luz de velas. 
 Hoje o tempo mudou, a eletricidade domina o mundo como fonte de energia, as velas continuam no cenário. Saíram da despensa da cozinha, onde eram guardadas estrategicamente, para ficarem expostas, prontas para um momento de necessidade ou apenas para criar aquele clima especial.

Certamente uma refeição à luz de velas é especial.
Como elas devem ser usadas em uma recepção?





Siga estas regras :

1. Nunca use velas durante o dia. Elas são adequadas apenas para jantares.

2. No caso de um jantar onde exista mais de um convidado o ideal é misturar a luz ambiente baixa com toques de chamas.





3. Á mesa, as velas devem ser mais altas ou mais baixas do que o nível dos olhos dos convidados.







4. As velas devem estar em castiçais seguros, firmes com as velas no prumo, ou em candelabros de vários braços, imponentes e altos, que não atrapalhem a visão.




5. Você pode colocar quantas velas quiser. Sem exagerar, é claro.

6. Para dispor as velas sobre a mesa, use estas opções:

- Pela maneira usual, as velas ficam ao lado do centro de mesa, equidistantes.

- Você também pode colocar a vela no centro e dois arranjos nas laterais.

7. Para variar , use as velas em taças, com suporte de vidro, ou mesmo pequenas velas em formato de flores, para flutuar em tigelas transparente com água. 





8. Já existem velas nos mais variados formatos, cores e aromas, disponíveis no mercado. Mas convém tomar cuidado com detalhe, não abuse de velas de aroma forte, elas podem atrapalhar, interferindo no aroma e sabor dos pratos, além de incomodar a sensibilidade de algum convidado.





9. Se não houver tempo para você preparar a decoração da mesa, é possível recorrer aos centros de mesa prontos, com velas fazendo parte do arranjo.



10. O que vale é o bom senso em conjunto ao bom gosto, use-os juntamente com essas dicas e surpreenda seus convidados. A mesa, como manda o figurino! 





Para um jantar à dois além das dicas anteriores existem mais algumas:

- Um jantar a luz de velas à dois exige mais atenção, o primeiro passo é pensar em um local apropriado, pois seria péssimo o casal ser surpreendido pela chegada de alguém, pois com certeza quebraria o encanto.




- A decoração nesta caso já é mais intimista, importante é usar criatividade se seu convidado adora surpresas e o importante é pensar nas preferências do casal.





- A sala pode ser iluminada exclusivamente com velas, não havendo necessidade de outra fonte de luz.





- Não cometa exageros se seu relacionamento é recente ou se vocês ainda não são tão íntimos. Use uma toalha bonita, louças, talheres e copos elegantes, arranjos e castiçais simples.




- Não esqueça que é um jantar à dois, então tenha muito cuidado em elaborar o cardápio, prestando muita atenção nas combinações dos pratos com as bebidas e com a sobremesa, que o menu escolhido tem que agradar o paladar dos dois. É dar toque de requinte sempre cai muito bem.



Espero que essas dicas sejam úteis, e que eu consiga ajudar de alguma forma, pois gosto muito de escrever a respeito.
Encerro por aqui, sem me esquecer de agradecer meus seguidores e aos meus visitantes.

Aguardo comentários de quem possa agregar ou de quem tenha criticas construtivas.
Um grande abraço a todos.


2 comentários:

  1. Eu adorei as dicas me ajudo bastante obrigada e espero ler mais😍

    ResponderExcluir
  2. Grata Dyana, é muito bom poder ajudar! Um grande abraço, volte sempre.

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design