terça-feira, 16 de outubro de 2012

Frutas Cítricas e os Benefícios

Limão, laranja, abacaxi, acerola, caju, tangerina e mais uma infinidade de frutas cítricas de além de saborosas, são importantes aliadas da beleza e da saúde. A vitamina C, um de seus principais componentes, combate radicais livres, auxilia a formação de colágeno, ajuda manter a pele jovem. A ingestão de frutas cítricas também contribui para o combate ao colesterol ruim, para o fortalecimento das defesas do organismo e a diminuição do risco de acidente cardiovascular.

Cores são sinônimo de saúde.
Frutas cítricas são também a base de uma alimentação saudável. A cor de cada uma delas diz muito sobre suas propriedades.
- Amarelas – possuem grande quantidade de vitaminas E e C, importantes antioxidantes, responsáveis pelo combate aos radicais livres.
- Laranjas – tem betacaroteno, que auxilia na saúde dos olhos e do sistema respiratório.
- Vermelhas – por conter bioflavonóides, ajudam a reforçar a parede das veias e dos capilares.
Diferentes formas de experimentar
O sabor acentuado das frutas cítricas torna qualquer mistura deliciosa. Por isso, invista em receitas e combinações que tenham esse alimento entre os ingredientes.
- Suco – misture frutas com legumes, verduras ou outras frutas. Cenoura com laranja, limão com hortelã ou lima-da-pérsia com figos são opções nutritivas e saudáveis e fáceis de fazer.
- Doces – para ressaltar o sabor dos ingredientes, experimente espremer o suco de qualquer fruta cítrica e acrescentar à receita de um bolo, pavê ou pudim.
- Saladas – experimente adicionar gomos de grapefruit, também conhecido como pomelo, ás folhas. Seu sabor ácido e amargo dá um toque diferente ao prato.
O sabor das frutas nos molhos
Misturas inusitadas e diferentes podem transformar receitas simples, como um filé grelhado ou um frango refogado, em pratos sofisticados e deliciosos. Basta reservar um tempinho para preparar molhos à base de frutas cítricas.
- Para carnes vermelhas grelhadas – experimente um molho de frutas cítricas. Na mesma panela que passou a carne, ferva rapidamente um copo de suco de laranja, um pouco de molho shoyo e raspas de casca de fruta.
- Para peixes grelhados ou preparados no forno – experimente os molhos de maracujá. Cozinhe por cinco minutos o suco da fruta com mel, água e maisena. Espere esfriar e sirva em uma molheira.
- Carnes brancas – casam perfeitamente com lima-da-pérsia. Separe ervas de sua preferência, pique-as, misture azeite, o suco da fruta , castanhas trituradas e regue.
- Camarões – podem ser servidos ao molho, com uma dose de suco de abacaxi, que ressalta o sabor dos frutos do mar.

Receitas Saborosas e saudáveis.
Blog 1001Robata de Frutas Cítricas
Ingredientes:
1) 1 mexerica 

2) 1 abacaxi
3) 1 grapefruit
4) 1 laranja-lima
5) 4 colheres de sopa cheias de creme de avelã
6) 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
7) Pimenta-rosa em grãos( se for de sua preferência)
8) Palitos de madeira ou bambu
9) 1/2 xícara de chá de pistache ou amêndoas picadas
Modo de preparo:
Descascar as frutas e cortar em cubos iguais, de 2 cm. Espetar as frutas com o palito intercalando as opções. Levar para gelar e reserve. Derreter em fogo baixo o creme de avelãs com o creme de leite, até que fique homogêneo. Na hora de servir salpicar a pimenta e o pistache para decorar. Dispor em uma travessa as robatas e no centro um ramequim com o cremoso molho de avelãs, que pode ser quente ou frio depende de sua preferência.

Espero que essa dica agrade, muito obrigado aos seguidores e aos novos visitantes.Vou gostar muito se você tiver o que acrescentar neste post e interagir comigo!

0 comentários:

Postar um comentário

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design