quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como Comprar Peixe!

Peixe, Fresquinho, Limpo, Saboroso e Saudável!
Organização Mundial da Saúde (OMS) , recomenda ingerir 12 quilos de peixe por ano. Entre os brasileiros estima-se que o consumo anual seja em torno de nove quilos.

Peixe - além de saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.  É rico em proteínas, como qualquer outra carne, é um alimento de fácil digestão e baixa caloria.

Algumas especies de peixe, principalmente os de água fria são ricos em ômega 3, um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde. O ácido graxo ômega 3 tem algumas ações protetoras em nível cardiovascular, diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas, sendo assim pode ajudar no tratamento de depressão, ansiedade e problemas de sono.

Auxilia também no tratamento de pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações.

O peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento de crianças e adolescentes  e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.


Cuidados e Dicas na hora de comprar, limpar e conservar o Peixe.

Cuidados - Se você fizer a opção por peixe fresco, observe na hora da compra se ele está armazenado corretamente, caso ele estiver fora do gelo, exposto ao sol e a insetos a compra não é recomendável. 

Agora se você optou por comprar o peixe congelado, o cuidado deve ser na hora do descongelamento, tire-o do congelador e deixe-o na geladeira, na noite anterior ao preparo. O peixe pode estragar se for descongelado em água corrente ou permanecer fora da geladeira por longo período.

O peixe por ser de fácil deterioração, deve ser consumido de preferência no mesmo dia que foi comprado. Mas como ele foi comprado fresco existe a possibilidade de ser armazenado na geladeira de um dia para o outro, mas deve ser limpo, temperado e embrulhado em papel alumínio, para que o cheiro não penetre nos outros alimentos.

O peixe congelado, depois de descongelado não deve ser novamente congelado, nem conservado em geladeira, deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação.

Dicas :

1) Para saber se o peixe é fresco, verifique se as guelras estão úmidas de cor rosada, quase vermelha.

2) Veja se os olhos estão abertos, claros e brilhantes, transparentes e sem manchas.

3) Nunca compre peixes com olhos opacos, "tristonhos".

4) Se possui carne branca ou rosada, resistente a pressão dos dedos.

5) O cheiro também identifica um peixe fresco. Mas cheire-o bem junto à espinha, exatamente o lugar onde o peixe deteriora primeiro.

6) Outro truque para reconhecer o peixe fresco é mergulha-lo numa tigela com água fresca, se ele flutuar está estragado.

7) Escamar o peixe é tarefa simples. Mergulhe-o rapidamente, em água fervente. Raspe as escamas utilizando o lado cego de uma faca, partindo da cauda em direção à cabeça. Faça isso dos dois lados.

8) Para tirar a pele, faça uma incisão junto ao rabo e puxe com força. Faça o mesmo do outro lado.

9) Para tirar as barbatanas, use uma faca bem afiada ou então, uma tesoura.

10) Corte a cabeça e o rabo, que não devem ser jogados fora, dão um caldo excelente.

11) Não tempere o peixe com alho. Use apenas sal, pimenta para quem gosta, e limão. Outra boa opção é o coentro.

12) Peixe cozinha rapidamente. Um peixe inteiro, pesando cerca de 2 quilos, assa em forno quente em apenas 30 minutos. Para verificar o cozimento, espete um garfo na parte mais firme, se a carne vier em lascas, está pronto.

13) Peixe preparado sem pele é mais fácil de saber se está pronto, é quando a carne perde a aparência translúcida e fica opaca.      
                                                                             
14) O Bacalhau deve ficar de molho de 24 a 48 horas para dessalgar .

15) O Haddock exige molho de 6 a 8 horas.

16) Em ambos os casos, a água deve ser trocada constantemente. 

17) Se continuarem salgados, cozinhe-os no leite.





                                     

Bom encerro esse post aqui, mas eu continuarei o assunto no próximo. Espero ter ajudado em alguma coisa.
Obrigado aos meus seguidores e aos novos visitantes.
Vou adorar receber um comentário seu. Abraços à todos.

Tenho uma outra dica que é o:





4 comentários:

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design