sábado, 20 de outubro de 2012

Como Organizar Um Churrasco.

Final de Semana Churrasco à Vista!


Churrasco Suculento :
Churrasco

Final de semana chegou, nada mais agradável do que reunir familiares e amigos para um descontraído churrasco. Mas, para que ninguém tenha que “roer” pedaços duros de carne, é importante respeitar algumas regras de preparo.




1. Antes de mais nada, o cálculo de carne – cerca de 400 gramas por pessoa.

2. As carnes mais indicadas são as suculentas, macias e saborosas : 
 A picanha é a carne mais valorizada nos churrascos, mas que para ter um bom resultado são necessários alguns cuidados. O principal é escolher uma peça com gordura uniforme de um centímetro de espessura, cobrindo toda a peça, sem falhas. O segredo é o corte, de bifes com pelo menos 2 centímetros de espessura, pois pedaços muito finos não vão ficar macios na grelha. O corte deve ser feito no sentido da gordura para a carne.
Carnes como a maminha, a fraldinha e o contra-filé  devem ser cortadas na transversal, ou seja, do lado contrário da fibra da carne. A maminha e o contra-filé são carnes de preparo rápido, ou seja, podem ser assadas na brasa quente, sem fogo alto, em bifes grossos de pelo menos um centímetro de espessura, ou mais preferencialmente. Em minutos elas ficam prontas. Já a fraldinha fica muito gostosa se assada inteira, em fogo médio.
Costela Bisteca e T-bone – sabor que vem do osso. O segredo também está na espessura do bife, que deve ser de pelo menos 2 centímetros. Nessa peça também é fundamental observar o marmoreio e uma coloração avermelhada, nem muito escuro e nem claro, mas vermelho vivo. No caso da costela, é interessante optar por uma capa de gordura que tenha uma boa camada de gordura, de 5 a 6 centímetros de espessura, e que a sua coloração seja branca ou amarelo claro. A gordura muito amarela, como gema de ovo, deve ser evitada. Já, a costela magra ficará dura. O segredo da costela macia é a gordura e assá-la em fogo baixo, deixando a peça bem alto na churrasqueira. 
Costela - Fraldinha - Picanha - T-bone

3. Além da carne de vaca, um bom churrasco deve ter linguiça, costela e lombo de porco, frango como coxinha da asa, asinha para quem gosta e coração. 
Coraçãozinho - Costelinha de Porco - Linguiça

4. Para quem não como carne é interessante você preparar um espeto de vegetais(tomate, cebola pimentão).


5. Prepare a churrasqueira com antecedência. 

6. Há quem prefira fazer fogo com lenha, mas o mais indicado e comum é usar carvão devido a praticidade. 

7.  Nunca use querosene ou gasolina para acender o fogo, além de ser altamente volátil, o gás produzido é altamente toxico.

8. Use pedaços de jornal, forre a churrasqueira com pedaços de jornal amassados, cubra com o carvão, deixando pedaços do jornal à mostra. Acenda o jornal e aos poucos o fogo pegará. 

9. Um excelente truque para fazer fogo : embeba um pãozinho do tipo francês em álcool e coloque-o sobre a lenha ou carvão. Jogue um fósforo e pronto.

10. Não tempere a carne. O melhor é usar sal grosso e nada mais. 

11. Evite usar espetos, que furam a carne e provocam a saída de seus sucos naturais durante o cozimento. O melhor é pousar a carne em grelhas. 

12. De início, deixe a carne bem junto ao fogo, mas só o tempo suficiente para chamuscar de leve. Isso “bloqueia” o pedaço de carne e conserva os sucos naturais em seu interior.

13. Mexa a carne o mínimo possível. deixe que grelhe bem de um lado, sem pressa e só então vire do outro, para quem gosta de churrasco bem passado.

14. Para quem prefere mal passado a técnica é a mesma mais em menos tempo.

15. Lembre-se que as carnes tem tempo de cozimento diferente. Coloque as carnes de porco antes da carne de vaca, e por último o frango. Da mesma forma, pedaços grandes ficam prontos antes dos pequenos pedaços.

16. Você pode preparar alguma entrada ou servir o queijo coalho e o pão de alho que são os favoritos para petiscar.

17. Para acompanhar, prepare saladas, farofa ou apenas farinha de mandioca e para quem gosta arroz branco.

18. Como bebida, o ideal é cerveja gelada, refrigerantes, sucos, esta parte vai de acordo com o gosto de cada convidado.

19. Nada melhor do que finalizar um churrasco com um docinho feito na brasa. Os clássicos banana e abacaxi assados são sempre os mais consumidos. Para impressionar, sirva com calda de chocolate, sorvete de creme ou açúcar e canela. O abacaxi é excelente, pois ajuda na digestão. 

Espero que as dicas aqui postadas ajudem na elaboração dos seu churrasco, agradeço aos meus seguidores e aos novos visitantes.
Aguardo comentários que possam agregar ou simplesmente interagir com meu post. Um abraço à todos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design