sábado, 17 de julho de 2010

TEMPEROS E ERVAS - Uma Pitada De Pura Saúde!


Os temperos também são terapêuticos.
Imagine a culinária sem eles, a comida seria sem graça, mais saiba que eles não só dão sabor aos pratos como também trazem benefícios a nossa saúde. Mas Atenção: nunca se esqueça de procurar orientação do seu médico antes de fazer uso de qualquer tempero ou condimento.
Conheça alguns:
Pimenta - Ela é capaz de prevenir o câncer e o envelhecimento precoce. A substância que dá ardor à pimenta é usada como analgésico e ajuda prevenir inflamações, além de melhorar o humor. Bastam 3g por dia para usufruir dos benefícios desse tempero quente. Mas nunca se esqueça que em caso de algum problema de saúde nunca esqueça de procurar orientação médica antes de fazer uso.

Orégano - Atua em casos de tosse, pois é expectorante. Por suas propriedades voláteis, é útil nas doenças do pulmão e das vias respiratórias. Pode ser usada em inalações e emplastros. Ainda é estimulante das funções digestivas e biliares. Recomendado contra sinusite. Ajuda na digestão, porque combate enjoos e gases. O chá de orégano é indicado para quem sofre de bronquite, dor de cabeça de origem nervosa e cólicas intestinais .Preparar uma infusão com um grama para um litro de água. Tome 3 xícaras ao dia por 3 dias.

Canela - Uma quantidade de colher de chá ao dia reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). A canela e utilizada em chás, beneficiam também diabéticos. Ela é adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, aromática, digestiva, tônica e vasodilatadora. É muito eficaz contra gases abdominais, hipertensão arterial, resfriados. Em uma panela adicione, três lascas médias de canela em 200ml de água e deixe ferver por 5 minutos até que o efeito da canela fixe, depois e só coar e beber.

Alecrim - O chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia. Coloque 2 colheres de sopa de erva para cada 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe lentar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Tomar 1 xícara de chá a cada 6 horas, pode ser ingerido quente ou frio.

Curry - O curry reduz mutuações celulares que provocam câncer, evita inflamações no intestino, combate bactérias e alguns vírus, acaba com doenças que atacam a gengiva e afasta a artrite. Em recentes estudos na Itália e nos Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que cúrcuma presente no curry pode prevenir Alzheimer. Pesquisadores detectaram que o cúrcuma também é capaz de defender o sistema nervosos dos males causados pelo Parkinson, e que sua terapêutica é elevada quando curry é consumido com verduras como couve-flor e brócolis. O consumo diário de 1 colher(chá) basta para usufruir desses benefícios.

Cravo-da-Índia - É usado como carminativo, substância com atividade anti-espasmódica usada contra cólicas intestinais, flatulência e diarreia. Acredita-se também que o cravo seja útil como vermífugo. O óleo essencial é usado na aromaterapia, mas seu uso se destaca pelas propriedades anti-séptica e odontálgicas, sendo largamente usado, principalmente pelos dentistas.Como analgésico ferva uma xícara de chá de água. Retire do fogo acrescente uma colher de chá de cravo, abafe por dez minutos, depois coe e faça gargarejos ou bochechos 3x ao dia. Para o chá ferva 1 litro de água com 3 cravos, depois coe espere amornar e tome duas vezes ao dia.

Salsa - Tanto a raiz como as folhas e talinhos da salsa podem ser usados em chá diurético, regulador da menstruação. Indicado contra os males dos rins, bexiga, pulmões, inflamações dos olhos, intestinos, fígado; abre o apetite, limpa o sangue, e é expectorante e rica em vitamina C.

Hortelã - No Brasil, de Norte a Sul, a hortelã é muito apreciada. Seu suco, puro ou com um dentinho de alho, ajuda mesmo a combater os vermes intestinais. O chá é usado também como calmante e digestivo. Como tempero, é extraordinário, dizem que pessoas com mau hálito poderiam beneficiar-se mascando folhas de hortelã e engolindo com a saliva, devagar.Chá de hortelã pode ajudar a controlar o excesso de pêlos em mulheres, dizem pesquisadores turcos. Segundo o estudo, tomar o chá duas vezes ao dia reduz os níveis de hormônio sexual masculino no corpo da mulher.

Curcuma Zedoária - Indicações é antiespasmódica, antioxidante, antiflamátorio, cicatrizante, diurético laxante, auxilia na digestão, em problemas na bexiga, cálculos biliares, prisão de ventre e diminui o colesterol. Coloque 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Tomar 1 a 2 xícaras ao dia.

Sálvia - Tem função como tônico mental, contra azia, bronquite, catarro, diabete, diarréia, digestivo eficaz, estomatite, gengivite, inflamação, excesso de oleosidade, reumatismo, vômito, tosse, menopausa, faz vir à menstruação. Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando levantar fervura, desligue. Tampe e deixe abafado com uma tampa cerca de 10 minutos. Em seguida e só coar e beber. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

Louro - As folhas de louro além de conferir um sabor especial a muitos pratos cozidos ou grelhados, possuem propriedades medicinais e torna os pratos mais digestíveis, possui a propriedade de estimular as secreções digestivas assim como o apetite. Adicione 1 ou 2 folhas de louro durante a preparação de pratos muito gordos e pesados, como molhos, algumas sopas e outras iguarias, e retire antes de servir. Além do tempero delicado e aromático sentirá que a digestão se fará mais facilmente.
O louro possui propriedades anti-sépticas, calmante e combate os gases intestinais. Das bagas, extrai-se um óleo com o qual se preparam pomadas e linimento. É muito bom também para fricções contra o reumatismo e aplicar em contusões e hemorróidas. A maceração das folhas e dos frutos é usada para banhos, dando efeito calmante. Seu cozimento serve também para banhar e combater o suor dos pés, evitando-se o mau cheiro.
Como preparar o chá : Colocar 1 colher de sopa de folhas de louro em uma xícara de água, quando levantar fervura, desligue o fogo abafe por 10 minutos, coar e tomar em seguida. Tomar 2 a 3 vezes ao dia.


Manjericão - O manjericão é indicado como hepatoprotetor, digestivo, para dores de cabeça, aumentar a lactação, bronquite, câimbras do estômago, catarro, doenças da vias respiratórias, febre, gastrite, dor de garganta, gripe, infecção intestinais, insônia, tosse e etcs.
Chá externo é usado para gargarejos, para amidalite, faringite, laringite, e para bochechos para combater aftas e males da boca.
Como preparar o chá: coloque 2 colheres de chá para cada 12 litro de água, quando a água alcançar fervura desligue e abafe com uma tampa por 10 minutos, é só coar e beber ou gargarejar ou bochechar. Tomar 2 a 3 vezes ao dia ou bochechar ou gargarejar.

Noz-moscada - É indicada como estimulante cerebral, para dores reumáticas, arrotos, asma, cólica intestinal, para flatulência, soluço, adstringente e etcs.
Como preparar o chá: colocar 1/4 da noz moscada(1 colher de café) ralada em 1/2 litro de água, quando à água alcançar fervura desligue.Deixe abafado por uma tampa por dez minutos. Coar e tomar. Cuidado: pois em grandes quantidades é alucinógeno. Tomar 1 xícara ao dia apenas.

Anis-Estrelado - É indicado para gripes, espasmos gastrointestinais, tosse, bronquite, expectorante, calmante e etcs.
Como preparar o chá : coloque em infusão 1 colher de chá de anis em um litro de água, deixar levantar fervura, desligar e abafar por dez minutos, coar e beber.
Tomar 2 a 3 xícaras por dia.

Erva-Doce - É indicada para enxaquecas de origem digestiva, cólicas menstruais, infantis, asma, náuseas e vômito durante a gravidez, aumenta a produção de leite materno, acidez estomacal, gases e cólicas intestinais, e etcs.
Como preparar o chá : coloque uma colher de sopa de erva-doce para um litro de água, quando levantar fervura desligue o fogo abafe por dez minutos. Depois é só coar e beber. Tomar 2 a 3 vezes ao dia.

Gengibre - É indicado pra bronquite, rouquidão,dor de garganta, asma, colesterol, gases intestinais, anorexia, triglicérides, úlceras e etcs.
Como preparar o chá: colocar 3 colher de sopa de gengibre ralado em 1 litro de água, ferver por 15 minutos, desligar o fogo e deixar descansar por mais 15 minutos, depois e só coar e tomar o chá, nos casos de rouquidão, bronquite, dor de garganta o indicado e ser adoçado com mel. Tomar de 3 a 4 vezes ao dia. O gengibre em natura(cru) é indicado para alívio da dor garganta e inflamações da gengivas e mal hálito, indicasse mastigar pequenas pequenas lascas.

Coentro - Recomenda-se mascar folhas ou as sementes para alívio da indigestão.












Tomilho - É utilizado em chás para aliviar distúrbios intestinais, em gargarejos, contra inflamações de garganta, e em xaropes, para tratamento de tosse e congestão respiratórias.









Eu amo temperos e condimentos, acho que os pratos sem o toque desses adoráveis parceiros não tem o mesmo sabor. Além da maravilha que eles fazem pela nossa saúde!
Espero que essas dicas ajudem, obrigado pelas visitas, um abraço.



0 comentários:

Postar um comentário

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design