sábado, 17 de julho de 2010

TEMPEROS E ERVAS - Uma Pitada De Pura Saúde!


Os temperos também são terapêuticos.
Imagine a culinária sem eles, a comida seria sem graça, mais saiba que eles não só dão sabor aos pratos como também trazem benefícios a nossa saúde. Mas Atenção: nunca se esqueça de procurar orientação do seu médico antes de fazer uso de qualquer tempero ou condimento.
Conheça alguns:
Pimenta - Ela é capaz de prevenir o câncer e o envelhecimento precoce. A substância que dá ardor à pimenta é usada como analgésico e ajuda prevenir inflamações, além de melhorar o humor. Bastam 3g por dia para usufruir dos benefícios desse tempero quente. Mas nunca se esqueça que em caso de algum problema de saúde nunca esqueça de procurar orientação médica antes de fazer uso.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lista de Temperos, Ervas e Especiarias Mais Usados!





Especiarias e Ervas - originalmente elas eram empregadas em preparo de medicamentos e para disfarçar o gosto azedo dos alimentos estragados. Já foram moedas de troca e já foram também símbolo de riqueza. Atualmente, enriquecem a alimentação, conferindo sabor e aroma aos pratos e sofisticam a gastronomia. Na cozinha não podemos nos limitar ao alho e a cebola na hora de temperar nossas receitas, temos que ousar e incrementar as receitas com ervas e especiarias.

Os Principais cuidados que devemos ter ao comprar e armazenar " Os Temperos - ervas e especiarias" :

1. Jamais devemos comprar grandes quantidades, pois, com o tempo ele perde o sabor e o aroma.

2. O ideal é dar preferência as especiarias moídos na hora, em moedor ou pilão, e as ervas frescas, pois eles soltam o aroma durante o cozimento.

3. Quando não conhecemos o tempero devemos adicioná-lo com cuidado, não devemos misturá-lo a outros temperos.

4. Uma boa ideia para quem prefere temperos inteiros, como grãos e pau de canela, é coloca-lo em uma trouxinha de gaze, retirando-a no final do preparo.

5. A umidade e o grande vilão das especiarias e de algumas ervas. Assim, devemos manter as especiarias em vidros bem tampados, e as ervas lavadas e secas também fechadas em potes, ambos longe do calor e do excesso de luz.


Conheça Agora a Lista dos Temperos, Ervas e Condimentos Mais Utilizados na Culinária do Mundo.


Azeite X Colesterol - Parte I






O azeite é um produto alimentar, usado como tempero produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.

Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.

VINAGRE - O Toque Mágico Na Cozinha e na Saúde!



O Condimento de mil e uma utilidade.

O vinagre é usado para diferentes finalidades e tornou-se indispensável, com sabores variados temperam muito mais do que uma simples salada.
O vinagre é conhecido desde os primórdios da civilização, sua existência é datada de 8mil a.C.. Sua principal função é atribuir sabor e aroma às preparações. Geralmente ele é obtido da acetificação do vinho, mas dependendo do país a sua elaboração varia. No Brasil, predomina a produção que utiliza álcool da cana-de-açúcar e vinho extraído da uva tinta ou branca. Em lugares onde há muitas vinícolas, como Itália, Grécia, França, e Espanha, o vinagre é elaborado principalmente do vinho. No Japão e na China o preferido é o vinagre elaborado à partir do arroz.
Os melhores tipos são os de vinho tinto, vinho branco, e champanhe, porque são produzidos a partir da bebida de uvas selecionadas e elaboradas por um processo mais lento, adquirindo componentes essenciais que agregam maior valor ao produto.
O vinagre não serve só para temperar salada são várias as maneiras de utilizá-lo e existem vários tipos disponíveis no mercado. 
 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design