terça-feira, 11 de agosto de 2009

Café e a Saúde!



Considerado um vilão para a saúde até pouco tempo atrás, o café vem sendo reabilitado por uma série de pesquisas que mostram que a bebida pode fazer bem em diversas circunstâncias. O estudo mais recente sustenta que o café previne o câncer de fígado. Há tembém algumas análises apontando certos efeitos negativos - sobre a pressão arterial, por exemplo. Eis um resumo das descobertas positivas sobre o café:
Diabetes - A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o café diminui o risco de diabetes tipo 2. Em pessoas que tomam seis xícaras de café descafeinado por dia, constatou-se, a incidência da doença cai um terço. Ainda não se sabe ao certo qual a substância que corrige problemas de sensibilidade das células à insulina.

Parkinson - Segundo pesquisas americanas, o consumo frequente de café diminui em pelo menos 20% a probabilidade de desenvolvimento da doença. O café reduziria a perda de dopamina, neurotransmissor que é afetado pela doença.
Câncer - O café parece auxiliar na prevenção. Em Harvard, já se relacionou a ação positiva em casos de câncer de cólon e reto. Cientistas japoneses acreditam também que o café reduz em até 50% o risco de ocorrência da doenças no fígado. Substâncias antioxidantes na bebida bloqueariam o desenvolvimento das células cancerígenas.
Depressão - A Universidade Federal do Rio de Janeiro acompanhou 100.000 jovens durante dez anos e constatou um número menor de casos de depressão e de dependência química entre os que tomam café regularmente. "Uma substância formada a partir do ácido clorogênico presente no grão, ajuda a evitar alterações de humor", diz neurologista Darcy Lima, coordenador da pesquisa.
Memória - A cafeína e outras substâncias do café ativam receptores no cérebro, o que melhora a atenção, a concentração e a formação da memória em uma crianças e adultos. Em pessoas de mais de 60 anos, duas xícaras diárias permitem fixar melhor as informações, segundo a universidade do Arizona, nos Estados Unidos. No Brasil, há quem defenda a inclusão do café na merenda escolar.
Fertilidade - Pesquisadores da Universidade de São Paulo comprovaram que o café acelera a mobilidade dos espermatozóides, aumentando as chances de fecundação.
Sistema Digestivo - Ao contrário do que se pensava, o café não causa úlcera nem gastrite. Mas pode agravar esses problemas, pois estimula a produção de suco gástrico. Algumas substâncias substâncias do café mancham o esmalte dos dentes. O efeito pode ser combatido com limpezas constantes realizadas pelo dentista.
Os Efeitos sobre o Coração - As pesquisas que relacionam café e problemas de coração são inconclusivas. Diferentes estudos fracassaram na tentativa de apontar uma relação entre alto consumo e elevação da pressão, mas uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, acompanhou ex-universitários americanos por vinte anos constatou pequena influência do café no aumento da pressão a longo prazo. Outros estudos avaliaram efeitos diferentes. Para a Fundação Britânica de Cardiologia, a cafeína pode causar arritmia, mas apenas em quem tem predisposição ao problema. Uma Universidade de Atenas relacionou o consumo de café ao agravamento de inflamações no sistema cardiovascular. A dificuldade em encontrar uma correlação deve-se à variação do efeito da bebida de uma pessoa para outra.
" Há pessoas suscetíveis à elevação da pressão ao tomar café", diz o cardiologista Luiz Antônio Machado César, do Instituto do Coração de São Paulo. " Outras desenvolvem tolerância".
Café Protege a Fígado contra Cirrose e Câncer, diz Estudo - Uma xícara de café por dia contribui para proteger o fígado contra doenças graves como a cirrose e o câncer, especialmente quando a causa delas é o consumo excessivo de álcool, segundo um estudo do Instituto Italiano Mário Negri.
Os resultados da pesquisa foram detalhados durante um congresso sobre doenças hepáticas realizado em Roma. E o café provou ter propriedades benéficas se for consumido em doses adequadas.
Os consumidores de álcool, aqueles que bebem quatro ou mais xícars de café por dia têm um risco de cirrose cinco vezes menor que aqueles que não tomam café. O risco de morte por cirrose se reduz em 30% nos pacientes que consomem muito café.
*Este Estudo nos mostra que cada caso é caso, analise o seu com orientação médica e faça uso do seu cafezinho.*

Receitas:
Frapê de Café - Ingredientes:
• 2 xícaras de café forte e frio
• 2 xícaras de sorvete de creme

Modo de Preparo:
Leve os copos para frapê à geladeira. Na hora de servir, bata o sorvete com o café no liquidificador em alta velocidade, até que fique espumoso. Se desejar, adicione açúcar a gosto.

Musse de Café - Ingredientes:
• 3 ovos(claras e gemas separadas)
• 4 colheres(sopa) de açúcar
• 200g de chocolate(barra) meio amargo derretido
• 1 lata de creme de leite sem soro
• 3 colheres(sopa) de café solúvel
• 2 colheres(sopa) de água

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o chocolate, o creme de leite, o café dissolvido na água e misture. Adicione as claras reservadas, distribua em taças individuais e leve ao congelador até começar a endurecer.

Cappuccino é um Mix de leite, café e chocolate, uma deliciosa bebida, essa receita caseira que agora vou compartilhar com vocês minha mãe gostava muito de fazer.

Cappuccino
Ingredientes:
• 400 g de leite em pó instantâneo
• 100 g de café solúvel
• 100 g de chocolate em pó(não achocolatado)
• 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
• 1 colher (sopa) de canela em pó(opcional).

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador, em pó mesmo, sem acrescentar nenhum líquido, até misturar muito bem.
Bater metade dos ingredientes de cada vez, porque não cabe tudo (no meu não cabe) e dar uma ajudinha com a colher, pra misturar tudo muito bem.
Guardar em um pote muito bem fechado
Quando for preparar o Cappuccino:  Misturar 1 colher(sopa) para 150 ml(1 xícara de café) de água quente. Adoce à gosto. Pode decorar com chantilly.
Quem não gosta de um cafezinho quentinho logo que acorda ou após as refeições!? Pensando nisso pesquisei eu fiz o Post, espero que ele ajude . Obrigado pelas visitas, beijos. 

2 comentários:

  1. Claudia, amei as dicas, aliás sou apaixonada por café , sem contar que sou diabética. Já me tornei seguidora.

    Boas Festas.

    artesanatoslapaloma.blogspot.com

    bjks.

    ResponderExcluir
  2. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design