sábado, 3 de novembro de 2012

Como Preparar Saladas Bem Transadas!

Verão chegando nada melhor que uma salada refrescante e deliciosa.

Preparadas com um único vegetal, misturando legumes e verduras, acrescidas de frutas frescas ou secas, temperadas de infinitas maneiras, as saladas são indispensáveis à alimentação. Cruas ou cozidas, podem ser servidas tanto no verão como no inverno.
Para preparar saladas saborosas e variadas, aproveite estes truques:


Vegetais Crus - devem ser muito bem lavados, folha por folha, e depois bem escorridos. Para que possam ser melhor saboreados, corte-os em pedaços grandes ou rasgue as folhas com as mãos. Alface, escarola, agrião, rúcula, mostarda, e até mesmo espinafre cru, ficam deliciosos se temperados apenas com sal, pimenta-do reino, azeite e limão(há quem prefira vinagre). Não devem ser temperadas com antecedência, mas só no momento de servir.
Repolho - para ficar crocante, deve ser cortado ao meio e deixado e molho em água gelada com sal. Depois, é só escorrer bem e cortar em tirinhas.
Tomate - normalmente solta muita água. evite isso fazendo assim: corte-o em rodelas ou gomos, retire as sementes, polvilhe sal e deixe repousar por 10 minutos. Escorra e acrescente a salada.
Cenoura - crua ou ralada tende escurecer. Evite isso regando-a com suco de limão.
Pepinos - não ficam amargos se você cortar as pontas e esfrega-las nas extremidades com esses pedaços cortados até fazer espuma. Retire primeira rodela de cada ponta e descasque quase por completo, deixando tirar muito finas de casca para ajudar na digestão. Esfregue um pouco de sal, deixe descansar 10 minutos para perder o excesso de água. Depois de escorrer bem é só fatiar ou cortar a gosto, acrescentar a outros ingredientes ou somente o pepino, temperado a gosto.
Cebola -  perde a acidez se preparada assim: pique ou fatie em rodelas, despeje numa paneira e leve por um instante numa panela com água fervente. Retire imediatamente para não cozinhar, espere esfriar bem e utilize sozinha ou acompanhada por outros ingredientes.
Salsão(aipo) e Erva-doce - devem ser bem lavados. Antes de picar ou fatiar, retire os fios que ficam no sentido do comprimento.
Vegetais em lata - devem ser escorridos, regados com água morna e novamente escorridos, para serem utilizados bem sequinhos.
Carnes e Peixes em conserva - só devem ser acrescentados a uma salada quando estiverem bem escorridos.
Arroz, Macarrão ou Feijão - também podem ser utilizados em saladas. Mas lembre-se que devem estar cozidos "al-dente", isto é não podem estar moles. O cozimento, em todos os esses casos, é feito em água com sal.
Frutas Secas - dão sabor especial às saladas. Ameixas secas picadas ou uvas-passas combinam bem com saladas temperadas com molho grosso, tipo maionese.
Frutas Frescas - também pode ser utilizadas em saladas. Mas cuidado! A maça, por exemplo, deve ser picada e salpicada com suco de limão para não escurecer. Abacaxi picadinho solta muita água e só deve ser acrescentado na hora de servir. O mesmo acontece com melão e laranja. A manga também é um excelente ingrediente. Fora outras frutas cítricas.
Varie o Molho - acrescente restos de aves cozidas ou carne desfiada, junte queijo prato, branco ou mozarela picados, tempere com ervas aromáticas e você poderá criar, a cada dia, novas super saladas.
Abaixo ao Preconceito - Muitos vegetais podem ser consumidos crus, como é o caso da couve-flor(retire bem os talos), dos cogumelos(corte em lâminas finas), da beterraba e da abobrinha(ambas ficam ótimas raladas). Experimente novos usos para legumes e verduras, o problema é apenas falta de costume. Ouse que com o tempo suas saladas serão sempre bem vindas.


Receitas de Super Saladas - saborosas e saudáveis. 

Salada de Rúcula com Pera
Ingredientes:

1)  Folhas de rúcula previamente bem lavadas e escorridas
2)  1 pera madura cortadas em pétalas finas(pelo comprimento)
3)  Suco de 1/2 limão siciliano
4)  1 colher de chá de vinagre acetato balsâmico
5)  1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
6)  Sal á gosto
Modo de Fazer:
1)  Pincele suco de limão nas fatias de pera para evitar que que fiquem escuras.
2)  Prepare o molho: misture o vinagre, o azeite e o sal. Reserve.
3)  Monte a  salada: faça uma base com as folhas de rúcula e disponha as fatias de pera por cima. Regue com o molho e sirva.

Salada de Folhas, Brotos e Brócolis
Ingredientes:
-  Alface roxa
-  Agrião
-  Broto de alfafa
-  Broto de Feijão
-  Brócolis em florete
-  Suco de uma tangerina
-  Azeite de oliva extravirgem
-  Sal á gosto
Modo de Fazer:
1)  Cozinhe o brócolis al dente.
2)  Prepare o molho: misture 1 parte do suco da tangerina com 2 partes de azeite. Bata com o garfo até emulsionar (misturar bem).
3)  Monte a salada: faça a base com as folhas de alface roxa e agrião. Disponha por igual os brotos de alfafa e de feijão e o brócolis. Regue com o molho de tangerina e sirva.
Bem amigos seguidores e novos visitantes espero que este Post agrade vocês, pois eu acho ele a cara do verão, além de fazer bem a saúde!
Obrigado à todos e um forte abraço à vocês.
Aguardo comentários com muito carinho, tanto os positivos como os negativos.





1 comentários:

  1. Oi amiga,tb sou da BU e estou aqui para conhecer seu cantinho e convidá-la para nossa feira de artesanato virtual que está acontecendo no blog da BU(http://blogueirasunidasdivulgacaointeracao.blogspot.com.br) sou sua seguidora e aguardo sua visitinha no meu blog e me seguir,Tania Mara bjim
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir

 

1001 Dicas e Soluções Template by Ipietoon Cute Blog Design